Goles

7 de novembro - Dia internacional da Merlot


Postada em 05/11/2021 às 10:29
Por Glaucia Balbachan


Quando se fala em Merlot sempre gera uma grande expectativa, um consenso comum. É a uva favorita de muitos por sua maciez. Abrir um Merlot saboroso pode ser um caminho sem volta. O caviste João Clemente da Caviste.Online te apresenta essa uva tão fascinante.

No Dia da Merlot é celebrado uma das uvas tintas mais cultivadas no mundo, competindo somente com a Cabernet Sauvignon como a uva mais conhecida. É a variedade mais plantada em Bordeaux, somando 101 mil hectares plantados contra os 53 mil hectares de Cabernet Sauvignon.

Apesar de ter sido achatada no filme Sideways como influência negativa no mercado consumidor, especialmente o americano no mundo, já existem mais de 250.000 hectares de vinhedos plantados com esta delicada cepa e seu volume comercial volta a avançar.

Em geral, os vinhos da Merlot podem ter dois estilos básicos:

A - Quando as uvas são colhidas o mais tardiamente possível para gerar uma maior concentração e intensidade de cor e aromas de frutas, como ameixa e amora, além de taninos macios e maduros combinados com bom corpo, graduação alcoólica e notas de frutas maduras. Tudo isso ainda pode ser complementado por estágio em barricas de carvalho, em geral francês. Este seria um padrão “internacional” de vinhos com Merlot, muito encontrado em vinhos do Novo Mundo.

B - Quando a opção é por colher as uvas antes, quando atingem seu grau correto de maturação (normalmente a Merlot amadurece pelo menos uma semana antes que a Cabernet Sauvignon), gerando vinhos com corpo e graduação alcoólica mais leves e sedosos, mas com maior acidez e aromas de frutas vermelhas maduras, como framboesa e morango e ainda algumas notas vegetais. Essa seria a versão francesa dos tintos da Merlot.

Quando vinificada sozinha como varietal gera tradicionalmente vinhos macios, fáceis de beber, com taninos sedosos e redondos para serem bebidos geralmente mais jovens, entre três a cinco anos, exceção feita a grandes vinhos de terroir que podem e vão mais longe. Quando mesclada à Cabernet Sauvignon (estilo Bordeaux) e Tannat (típico corte uruguaio), resulta em vinhos de maior estrutura, equilíbrio e potencial de envelhecimento ajudando a amaciar estas cepas mais poderosas e bastante tânicas.

Com exceção das regiões de Médoc e Graves, margem esquerda de Bordeaux, onde a Cabernet Sauvignon predomina, além de St-Émilion e Pomerol, encontramos vinhedos de Merlot também em Côtes de Bourg, Blaye e Fronsac.

Além disso, está presente na maioria das regiões vinícolas do mundo, como Califórnia, Austrália, África do Sul, Brasil, Uruguai, Chile (com a qual, a Carménère foi por muito tempo confundida) e na Itália (na região da Toscana, onde entra em muitos cortes dos Super Toscanos, Friulli e Sicília) e muitos outros.

As sugestões da Caviste.Online para este dia são três rótulos, cada um com seu estilo e faixa de preço.

Quereu Merlot da região do Vale Central no Chile - É um vinho de entrada com fruta mais fresca, sem passagem por barricas, muito bem feito e mais leve, mais dentro do que um possa esperar da uva, sem perder sua essência. Ótima companhia para pratos mais leves como: pizzas, carnes brancas e massas com molho de tomate.

Nancul Elegant Reserve Merlot, também chileno do Vale do Maule - É um degrau acima já com 60% do vinho passando por quatro meses em barricas de carvalho francês, mostrando mais corpo e volume de boca, muito equilibrado, fruta mais madura e já começa a quebrar alguns eventuais preconceitos dos amantes do vinho. De médio corpo, este já encara bem pratos de maior peso como um Strogonoff de Filé Mignon ou Beef Wellington por exemplo.

Primogenito Merlot vem da região de Neuquén na Patagônia argentina. Fermentado em tanques de concreto com afinamento em barricas de carvalho francês por 12 meses, falamos aqui de um vinho mais complexo, mais encorpado, mostrando fruta abundante, um toque mais de especiaria, taninos clássicos aveludados e um final bastante longo mostrando boa acidez. Para harmonizar já dá para viajar um pouco e penso, por exemplo, num ensopado de vitela, filé o poivre ou um filé com champignons frescos ao molho madeira.

A Merlot vai te surpreender, deixe-se levar por essa onda.

Quer saber mais sobre esta uva fascinante e as seleções de Merlot do nosso portifólio? Acesse agora: https://www.caviste.online/loja/busca.php?loja=1053676&palavra_busca=merlot e confira.