Goles

A magnitude da hispânica Tempranillo


Postada em 12/11/2021 às 13:09
Por Glaucia Balbachan


Estruturada como a Cabernet Sauvignon e com a mesma natureza carnuda da Carignan, os vinhos feitos da uva Tempranillo são uma verdadeira experiência gastronômica.
Popular na Espanha é o cruzamento entre Albillo Mayor e Benedicto. Essa fusão foi feita em Rioja, terra onde é a rainha das uvas. São cerca de 60% da área de vinhedo da região é do cultivo da Tempranillo. É a uva mais importante da Península Ibérica, que atinge o status de nobreza internacional.

O nome Tempranillo vem do espanhol temprano, que significa ‘precoce’, isso porque amadurece cedo, normalmente antes da outras castas nativas da Espanha. Sua primeira aparição foi em 1807, porem a história conta, que esse vinho tinto vinho foi introduzido na Península Ibérica (Espanha e Portugal) pelos fenícios, há mais de 3 mil anos.

É a quarta variedade mais plantada no mundo e é considerada uma das nove uvas tintas mais importantes da Europa, sendo uma das principais variedades no blend do vinho do Porto, onde é chamada de Tinta Roriz.

O que poucas pessoas sabem é que existe também a Tempranillo branca, uma mutação da tinta que foi recentemente (2007), homologada como uma uva autorizada na DOC Rioja.

Como os vinhos de Rioja e Ribeira del Duero passam muito tempo em madeira é comum encontra-los com aromas de cravo da Índia, baunilha, chocolate, tabaco, couro, canela e coco. Esse resultado muitas vezes é pelo uso de barrica de carvalho americano, que é mais marcante que o francês. Esse tipo de vinho adorável harmoniza bem com carnes vermelhas, comida mexicana e principalmente cordeiro.

O caviste João F. Clemente, do Caviste.Online escolheu três rótulos a dedo para você celebrar o dia da Tempranillo, que acontece hoje, sexta-feira dia 12 de novembro.

CASA ROJA TEMPRANILLO

Bodegas del Mundo faz ótimos vinhos desde 1889 e é uma das mais antigas vinícolas espanholas que ainda são administradas pela mesma família. A quinta geração está trabalhando agora na vinícola com Gonzalo Ortiz no comando. Ele garante a qualidade de seus vinhos e também recebeu o honroso título de ""Enólogo Multi Premiado"". Este vinho tinto espanhol envelhecido cinco meses em barril é caracterizado por seu sabor suculento e aromas de fruta da floresta. Brilhante cor vermelha profunda e quente. Aroma cheio de groselha preta, amoras e cacau. Na boca é macio e de bom gosto com uma deliciosa pitada de baunilha. Acompanha bem com charcutaria (jamon serrano, copa, presunto royale), queijos amarelos e todo tipo de carne vermelha.

INCONCIENTE TEMPRANILLO BLANCO 2017

Em 2007, finalmente o teu reconhecimento pelo Conselho Regulador de Rioja sendo homologada como uma das uvas autorizadas da DOC.
A curiosa descoberta foi relatada ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola da Espanha, o CIDA, e em 1993 a nova variedade de uva estava declarada como estável, com mais de 100 plantas clonadas com sucesso. A mutação que ocorreu para dar origem a uva Tempranillo Blanco é um fenômeno natural do reino vegetal.
Seis meses sobre as borras, em tanques de aço inox, com remontagens semanais. Muito intenso e fresco com notas de frutas de caroço e pêssego branco que se combinam com frutas tropicais como maracujá e manga e alguns toques cítricos. Por fim, aparecem aromas de flores brancas como jasmim, lírio e magnólia. Na boca é complexo, doce e com uma acidez muito equilibrada. Final de boca muito prolongado em que as notas frutadas se fundem com um ligeiro final amargo que convida a continuar a beber. Pode ser servido com aperitivos, pescados na brasa, marisco, bobó de camarão, risoto de quatro queijos, salmão com molho de maracujá.

MONTES DE LEZA RIOJA CRIANZA

Apesar de jovem, este vinho espanhol já se mostra bastante integrado e equilibrado com a madeira presente, porém sem ser agressivo. Frutos intensos com destaque para a ameixa escura fresca, a acidez é outro ponto que chama a atenção, bom volume de meio de boca, rico e complexo, encorpado mas não pesado e com grande persistência. Extremamente elegante, conquista a todos desde o momento que é servido, pois apresenta uma belíssima cor vermelha alaranjada. No nariz é possível identificar notas de couro, tabaco e muitas especiarias, como cravo e anis estrelado.
Harmoniza bem com carnes vermelhas magras, massas e queijos curados.

E lembrando que todos os leitores do site Empratado tem benefícios especiais e atendimento personalizado pelo próprio caviste João F. Clemente. Acesse o link e reserve seus vinhos – www.caviste.online