Cardapios Agenda

Especial Borgonha: O emblemático Lameloise


Postada em 18/04/2020 às 00:41
Por Glaucia Balbachan


Simplesmente o melhor da Europa, não para muitos guias e críticos do circuito atual onde o business impera, mas para quem realmente conhece o savoir vivre da gastronomia francesa, sobretudo, bourguignonne com um serviço à l'ancienne ( à moda antiga). Eu sempre digo aos convidados ou turistas que sempre acompanho a esse lendário estabelecimento: " Vocês não irão a um restaurante, o Lameloise é um teatro e vocês participarão de um Ballet!", conta o nosso correspondente  de gastronomia na França, Jean Claude Cara.



Lameloise, instituiação, restaurante, hotel e nome que através do tempo fez o ar de muitos se perder durante uma refeição neste estabelecimento, que já à beira de ser centenário com a estrela Michelin, desde 1926 onde manteve até 1930 depois adquirindo a segunda em 1931.
No ano de 1979 adquiriu sua terceira estrela - 3 gerações dos Lameloises estiveram a frente desse desafio Pierre, Jean e Jacques Lameloise.
Hoje o amigo Eric Pras que está desde 2009 é responsável como chef, conduzindo com maestria e mantendo a 3ª estrela recuparada em 2007 após terem perdido em 2005. (Na foto abaixo: Pierre Lameloise, que ganhou sua 1ª estrela em 1926 e após ficar doente, partiu de forma prematura no verão de 1936 aos 47 anos).



Ao chegar em Chagny - pequenina village da Côte Chalonaise com apenas 6000 habitantes, é dificil acreditar que essa legenda esteja ali isolada atraindo os maiores gourmands do mundo inteiro, que precisam reservar dependendo da estação, 2 meses de antecedência para ter uma mesa para o jantar .


Algumas atrações são incontornáveis como: a emocionante apresentação cantada do menu pelo maître grande Patrick, como se recitasse um poema.
É de dar agua na boca, Bombon de foie gras envolto ao chocolate branco servido durante o apéro. O original e tradicional crêpe suzete onde a chama chega a lamber o plafon (teto)!



Os menus estão divididos entre: Menu de l'instant, que compõem - l’apéritif, entrada, prato, mignardisses (pré sobremesa) e sobremesa. Entre tudo aguardem muitas surpresas de explodir a boca. Já o Menu Degustation trata-se de: Aperitivo, entrada, 3 pratos, fromages , sobremesa, mignardises e chocolates.




O aperitivo: Escargots em bilhas de crustilhante de tinta de polvo, bombons de foie gras e outras delicias foram escoltadas de uma taça de um bom Champagne. ( Foto acima)


Entrada - (Sandre e Brochet): Com toque de Genieve, mistura de Brochet e Sandre com alho poró, botões de champignon Paris, cozidos na oseille ( Azedinha).
O Brochet e o Sandre são peixes do rio encontrado muito no Rio Saone, que passa pela village de Chagny também. Geniève é um destilado do genevriére, planta que o fruto são pequenas ameixas pretas.



Prato: Pigeonneau - Pombo cozido em crosta de Pain de épices, blettes e truffas de Bourgogne condimentado com cedrat (cidra). O Pain d'épices é muito tradicional na Bourgogne, lembra um pouco o pão de mel, mas com mais especiarias. O Blette é um espécie de acelga com folhas mais lisas.




Queijos: Carro de queijos com variedades de toda Bourgogne e arredores. Como sempre carrego uma velha e rara garrafa em baixo do braço, un Clavelin que entreguei para a sommelière fazer o acompanhamento dos queijos, um Vin Jaune 1987 que estava ainda com frescor, mas já começando a confitar o abricot junto com as nozes e amendoas, que sempre com o Comté et seu vizinho no Jura, o Morbier fizeram a festa de harmonia.


Sobremesa: Simplesmente é chamado pela cozinha de Citron (limão). Sorbet de folhas de Shiso, merengue, limão caviar, main de Bhuddha confitado, sorbet de laranja e amendoas. O Shiso é uma planta japonesa que suas folhas são muito usadas em acompanhamentos de peixes, já a Main de Buddha (mão de Buda é um fruto cítrico bem exótico).



Quando despertar o interesse de conhecer o melhor da Europa, Jean Claude está à disposição para recebê-lo e apresentar essas mágicas sensações e toda equipe desse restaurante lendário através do receptivo e único na Bourgogne. Acesse para mais informações : www.brasilbourgogne.fr


Jean Claude Cara
Consultant en Vin