Goles

Vinhos do Brasil 2013: Abrem temporada de colheita com uvas de qualidade e propõe a forte popularização do vinho no país


Postada em 31/03/2013 às 17:51
Por Glaucia Balbachan


 

Por Glaucia Balbachan, de Bento Gonçalves/RS

Vinícolas festejam a boa colheita dos vinhedos!
 
 A Serra gaúcha é encantadora em qualquer período, mas no início do ano, o local costuma ser especial - ganha cor, sabor e perfume. As paisagens dos vinhedos são um espetáculo exuberante e aromático vindo dos cachos de chardonnay, pinot noir, merlot entre outras uvas plantadas. Todas essas características indicam que é época de colheita. As vinícolas estão satisfeitas com a qualidade das uvas para essa temporada e o maior objetivo agora é enaltecer o produto e aproximá-lo do brasileiro. Em visita técnica conhecemos algumas das principais vinícolas, seus vinhos, suas histórias de vida e de trabalho. A tecnologia e matéria-prima se unem com trabalho de qualidade para chegar dentro e fora do Brasil. Um dos primeiros passos foi a união entre o vinho e o carnaval paulista este ano representado pela escola de samba Vai-Vai, em fevereiro de 2013.
 
 Vinícola Miolo
 
Tradicional família de viticultores, com mais de 100 anos de vida, a vinícola Miolo, além dos Vales dos Vinhedos, está envolvida com outros projetos em outras regiões como Campanha e nordeste do Brasil. São somados 12 milhões de litros de vinho contanto com todos os projetos e com parcerias internacionais. O Lote 43 - Em 1897 a família Miolo comprou o primeiro lote de terra para o plantio de uvas Cabernet e Merlot.
Com o clima bom, já foram colhidos para espumantes Chardonnay e Pinot Noir e os resultados previstos nesta safra serão de vinhos frescos e com boa acidez. Tecnologia avançada de maquinários para o processamento do desengasse, fermentação até os vinhos irem para as carriças e depois para as garrafas são garantidos. Os vinhos da Miolo preservam todas as características da terra  e o oxigênio não atrapalha em nenhum momento da elaboração dos vinhos. Por dia são elaborados 500 mil garrafas de espumantes no método tradicional e até 2020 o objetivo da Miolo é de ampliar para 1milhão e quinhentas mil garrafas.
 Email: www.miolo.com.br
 
Vinícola Aurora
 
Na Região de Pinto Bandeira - Com 82 anos de existência, a vinícola Aurora é a maior vinícola do Brasil em termos de produção com aproximadamente 55 milhões de cachos de uva todos os anos. Dentro de diversos projetos, se trabalha com variedade de vinhos e de suco de uva, que é o carro chefe e líder de vende.  As linhas Saint Germain e Marcus James são produzidas em  grande volume, indo até a linha varietal Aurora Reserva, que são os vinhos top da vinícola. Nos anos 70 a Aurora começou a fazer pesquisas de como melhorar a qualidade dos vinhos finos, com isso, foram importadas diversas mudas de uva e foram testadas, sendo algumas que deram certo como Cabernet Franc. De cinco anos para cá – 2008 começaram uma conversão desse projeto da produção de mudas, dando início a produção de uvas focando em vinhos tranqüilos e espumantes de altíssima qualidade com: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling. Em janeiro algumas uvas foram colhidas para preparação de vinho base para espumantes mantendo um teor de açúcar mais baixo e uma acidez presente - propício para os dias quentes. A safra este ano foi adiantada 15 dias antes com a ajuda do clima. No final da visita técnica da estrutura de produção da Aurora fechamos um almoço desenvolvido pela chef Marcia Dalla Chiesa do Restaurante Sapore e Piacere de Bento Gonçalves. O almoço de três tempos foi harmonizado com Aurora Chardonnay 2012, Aurora Pinot Noir 2012 e Aurora colheita tardia para acompanhar a sobremesa. Site: www.vinicolaaurora.com.br 
 
Vinícola Geisse
 
 Fundada em 1979 pelo engenheiro agrônomo e enólogo Mario Geisse, o carismático chileno veio para o Brasil em 1976, onde foi contratado para trabalhar na Moet & Chandon do Brasil. Com o tempo viu que existia potencial na elaboração de bebidas de alta qualidade e escolheu Pinto Bandeira para iniciar seus trabalhos. Toda dedicação e trabalho trouxe respeito ao estilo autoral que o terroir pôde oferecer. Uma das vinícolas pioneiras em qualidade e tecnologia, o projeto da Geisse é dividido em: Cave Geisse Champenoise, Cave Amadeu e El Sueño. Uma das caves mais interessantes e encantadoras do Sul – vale a visita e a degustação das preciosas borbulhas dos espumantes Cave Geisse!
 
Site: www.vinicolageisse.com.br
 
 
 Vinícola Perini
 
 Para quem gosta de vinho, nada como degustar um (prosecco) do local, que ele é produzido. A sensação de estar entre cachos de uvas maduras no campo e provar um espumante fresco ao mesmo tempo trazem propriedade e confiança a quem busca por qualidade e sabor. Com uma equipe jovem e qualificada a vinícola Perini pretende evoluir para aumentar a produção de vinhos e espumantes, para isso, investiram no controle de qualidade apresentando o sistema de rastreabilidade  desde o ano de 2010. Pioneira nesse processo que controla a matéria-prima da plantação até o produto ir para a garrafa. Com produção própria a Perini é dona de uma área que somada tem o total de 92 hectares de vinhedos.Vinhos e espumantes vêm de videiras em espaldeiras em “Y”, técnica desenvolvida para permitir, que o ar circule e que o sol fique em contato com o fruto, trazendo  resultados de uvas grandes, com concentração de açúcar e matéria corante – características importantes para resultar vinhos e espumantes de qualidade. Foi um dos jantares mais calorosos e harmônicos.
 Site: www.perini.com.br
 
Casa Venturini
 
A casa Venturini se expressa em vinhos de mesa na sua maior parte. Estão no mercado com os vinhos finos desde 2005, onde se estabeleceu parceria na fronteira trazendo de, lá uma matéria-prima diferenciada. As uvas produzidas são Tannat, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot e Moscato. Os tanques para a produção de vinhos de mesa são maiores, comportam 100 mil litros de vinho, que são fermentados 85 toneladas por tanque. 85% da produção da Venturini são de vinhos de mesa e o restante dá atenção aos vinhos finos 15%. Depois de conhecida as instalações e acompanhar o passo-a-passo da produção do trabalho da  vinícola, passamos por uma degustação de cinco Chardonnays de safras diferentes e outros cinco vinhos bastante premiados. Acompanhamos a evolução dos vinhos do mesmo vinhedo, só que em períodos diferentes, além da evolução em garrafa. Resultado: Surpresa no aroma, potencialização no sabor e equilíbrio no produto. O Sul do Brasil tem muito a mostrar em relação a produtos singulares com valor agregado.
Site: www.casaventurini.com.br
 
Vinícola Luiz Argenta
 
É a que talvez proporcione uma das mais belas vistas das plantações de videiras. A Luiz Argenta traz outra proposta de apresentação de design tanto nas garrafas quanto na própria vinícola. Arquitetura na sala principal com paredes de pedra e uma longa mesa de degustação com luzes indiretas, boutique e cave são impecáveis. Localizada em Flores da Cunha a vinícola majestosa trabalha com o sistema de vinificação por gravidade para garantir todas as propriedades da uva. São 55 hectares de vinhedos em terroir único. Beleza e sabor que fazem jus a vinícola.
 Informações para visitas: [email protected]  www.boutiqueluizargenta.com.br
 
 
 
Vinícola Salton
 
  Grande. A estrutura é de encher os olhos. É como se você estivesse numa cidade do vinho concentrada num único espaço. Tanto vista de cima, quanto de baixo os tanques inox mostram os milhões de litros de variedades de vinhos do popular aos vinhos top que a Salton trabalha. Para safra de 2012 foram 18 milhões de kilos de uvas com qualidade superlativa, aroma, grau de açúcar e sabores equilibrados. Em Santana do Livramento a Salton investiu R$45 milhões em 450 hectares de vinhedos próprios e 108 hectares de terra, com as variedades de uva Chardonnay e Pinot Noir. A escala de evolução de produção não para de crescer, consequentemente as de vendas também. Em relação ao enoturismo estão quase prontas as novas instalações e a perspectiva de visitantes somam mais de 100 mil pessoas. A sensação é de estar em um labirinto, onde quando se chega no destino final, o turista se depara com uma mesa redonda envolvida por anjos em todos os cantos e garrafas para uma degustação especial. Visita fechada com o jantar irreverente e apetitoso devidamente acompanhado de espumante e vinhos.
Informações para visitas: www.salton.com.br 
 
Vinícola Boutique - Lidio Carraro
 
A proposta e a filosofia da Lídio Carraro é divulgar o conceito e o profissionalismo do vinho brasileiro do que era e principalmente do que é nos dias de hoje. Com oito anos no mercado a empresa é jovem e pensa grande. A vinícola Boutique está na sua quinta geração – vinda da região do Veneto/Itália. Desde o início lidaram com a viticultura, antes só produziam uva para outras vinícolas. Em 1998 iniciou-se os projetos, porém a primeira elaboração do produto só aconteceu em 2002 e foi para o mercado em 2004. Desde o início do projeto a família Carraro focou-se decisivamente na questão de conseguir vinhos num padrão maior com profissionalismo e apresentando a verdadeira expressão do terroir. A busca do melhor solo, do melhor clima e a mão do homem são os três pilares no conceito da Lidio Carraro, que vem fazendo sucesso com a proposta da empresa viticultora. Pesquisas apuradas são feitas para afunilar cada vez mais para o resultado de sucesso. Na Lidio é dona de vinhos bastante gastronômicos, intensos no aroma e frutados. A vinícola segue um conceito da linha purista – nesse trabalho a uva é a grande matéria-prima. Não há interferências ou ajustes. Há três anos que fazem vinificação espontânea (não usam a levedura). Isso só é possível quando a uva é perfeita. Eles não regulam o nível alcoólico, cada safra tem um teor diferente. Os vinhos tintos não são filtrados somente é feito decantação a frio. E por fim a questão da barrica, que é zero, a vinícola não usa nenhuma barrica, com isso a Lidio busca o diferencial mostrando ao consumidor que é possível fazer grandes vinhos sem o utilizar do carvalho. Os vinhos são autênticos com personalidade forte e estrutura.
 
 
Para visitas enoturísticas: www.lidiocarraro.com.br
Fotos: Divulgação