Cardapios

Relais & Châteaux: Traz qualidade superlativa em enogastronomia e hospitalidade


Postada em 06/05/2015 às 11:53
Por Glaucia Balbachan


Trata-se de 530 locais singulares no planeta. Como um selo de qualidade, foi criada entre hoteleiros e cozinheiros na França há mais de 60 anos. É uma associação que funde profissionais de ponta a trazerem uma experiência suntuosa relacionada com a hotelaria e a arte do bem comer. A proposta da marca Relais & Châteaux traz cinco valores que se agregam na alma de anfitrião, no sabor do local, na celebração dos sentidos, no passaporte da amizade e em um despertar da Art de Vivre. Em 2015 aconteceu o lançamento das publicações Taste of the world e o Diário do Viajante, que revela possibilidade de novas experiências em diferentes lugares para viver uma viagem sublime. Entre alguns objetivos, a associação francesa propõem preservar as cozinhas do mundo, compartilhar as paixão pelas coisas belas e boas e buscar sermos atores de um mundo mais humanizado.
A Relais & Châteaux conta com parceiros de peso como: Acqua Panna, BMW, Moët Chandon, Nespresso, Perrier, Pommery, S. Pellegrino, Blancpain,Taittinger, Vittel, Rozès e Glenmorangie entre outros.


Entre tantos locais, nós do Empratado garimpamos cinco dos 530 locais, onde o sol sempre brilha nas férias – trazendo encantamento aos olhos e alimento para a alma. Certamente a experiência enogastronômica é excepcional. A viagem começa por Portugal, depois Brasil, Uruguai, Estados Unidos e termina no ponto de partida – França.


Hotel Casa da Calçada - Portugal



Monumental e elegante, o hotel lusitano localizado na cidade de Amarante traz os encantos e uma das paisagens mais bonitas do Vale do Douro. Suas instalações são compostas de confortáveis salas de eventos, jardins, bar, 30 quartos para se deleitar, plantação de vinhedos com rótulo próprio de vinho, além do renomado e estrelado Restaurante Largo do Paço.
Com uma estrela Michelin, o Largo do Paço, propõem sabores regionais com produtos frescos da terra e do mar. O chef responsável pela cozinha é Vitor Matos. Os pratos mudam com frequência por conta da sazonalidade, e é uma mistura entre o tradicional e o contemporâneo. Há uma adega de vinhos verdes que harmoniza pratos e momentos especiais. Delicadeza e sabor na medida certa.



Bem localizado, está perto do Centro histórico de Amarante, Vale do Douro, do Centro histórico do Porto, 45 minutos das Caves de vinho de Gaia, perto do Centro histórico de Magalhães e a meia hora do aeroporto do Porto.
Website: www.casadacalcada.com


 


Hotel Santa Teresa – Rio de Janeiro – Brasil



Sol garantido brilhando o ano todo. Com 43 apartamentos e suítes, está localizado dentro de um dos mais culturais bairros da cidade maravilhosa. Antigo, agrega historia e encanto. Com piscina panorâmica, jardins, e vistas para Baia de Guanabara e montanhas da Tijuca, o Santa Teresa oferece conforto, clima tropical e proximidade dos centros econômicos, o centro da cidade, a Marina da Glória, Aeroporto Santos Dumont e as mais belas praias.



Entre o lounge dos descasados, o SPA, a jacuzzi e a sauna a vapor, o Hotel carioca apresenta uma das gastronomias mais saborosas da cidade – O Restaurante Térèza do Chef Pablo Ferreyra traz os sabores do mundo. A cozinha é internacional e atraente aos olhos. É servido o café da manhã, almoço, jantar e coquetel aos hospedes do hotel e aos clientes habitués, que apenas desejam viver uma experiência gastronômica especial. O hotel é famoso por realizar casamentos, por conta da vista e área elegante. Vale a visita.
Website: www.santateresahotel.com


 


Fazenda e Vinícola Narbona – Uruguay



Fundada em 1909 o local é incrível. Aos que procuram experiência enogastronômica o Narbona é uma boa opção. O Hotel fica 15 km da cidade de Carmelo no Uruguay. Com terroir privilegiado é possível encontrar excelentes vinhos. São 15 hectares plantados das seguintes castas: Tannat, Pinot Noir, Petit Verdot, Viognier e Syrah.



Locais onde há vinhedos aguçam nosso olfato e paladar trazendo aromas e sabores da região. O renomado enólogo e consultor do local é Michel Rolland. É rústico, simples e encantador. A gastronomia é regional e simples – perfeita para quem quer descobrir os produtos uruguaios.
Website: www.narbona.com.uy


 


Meadowood – Napa Valley/ California – Estados Unidos



Há muito que explorar em Meadowood. É um centro de cultura do vinho em Napa Valley. Seu slogan é a hospitalidade no país do vinho. São 150 acres de extensão. Campos de golf, trilhas, quadra de tennis, piscinas, SPA, degustações de vinhos e 85 confortáveis quartos somados a um restaurante três estrelas Michelin, em outras palavras – destino dos sonhos.
Charmoso, fica localizado na cidade de St. Helena no coração de Napa Valley. Com ares de fazenda ganha decoração rústica em madeira com espaços agradáveis junto à lareira e taças de vinhos.
No restaurante, o chef que comanda a cozinha é Christopher Kostow. O local é acolhedor com toques contemporâneos e sua adega traz mais de 1200 rótulos selecionados do mundo todo. Há uma sala de jantar privativa e um bar. O chef Christopher passa de mesa em mesa fazendo as honras da casa. A cozinha é tipicamente norte- americana.


Website: www.meadowood.com


 


Hotel - Les Crayères - França



Que tal a vista? Como um cenário aristocrático europeu, o Les Crayères é exuberante e reserva boas surpresas aos hóspedes no quesito conforto, gastronomia e bons vinhos. São 120 profissionais que trabalham todos os dias para garantir o melhor serviço. Do chef de cozinha ao sommelier uma das características do local são a criação e experiência. O chef do Restaurante é Philippe Mille. Vencedor de alguns prêmios entre eles: O Bronze Awards de Bocuse em 2009, recebeu também o titulo de Grand Chef des Relais et Châteaux em 2011.



Perfeccionista, sua referência é a cozinha clássica francesa. Ao invés de criações pela transgressão, ele prefere surpreender por meio da tradição. Os pratos são empratados com precisão e sua inspiração traz Escoffier na busca da execução. Sua cozinha é um laboratório e tenta estreitar sempre seu trabalho com o sommelier Philippe Jamesse.
Há passagens subterrâneas no hotel que te leva a uma adega de champagnes – Lá, há jantares com as melhores garrafas – imperdível a experiência.


Website: www.lescrayeres.com


 


Serviço: Relais & Chateaux
www.relaischateaux.com


Fotos: Divulgação