Goles

A delicadeza e a força dos vinhos orgânicos da República da Eslovênia


Postada em 22/12/2016 às 12:05
Por Glaucia Balbachan


Rompendo barreiras



Aos poucos a Eslovênia chega ao Brasil trazendo sua forte cultura na produção de vinhos orgânicos. País conhecido por suas belas paisagens e banhado pelo Mar Adriático, sua aparição em SP ganhou as atenções na última edição da ExpoVinis ganhando premio no tasting de vinhos tops da feira.
Premiada na Europa, a Eslovênia começou sua vitivinicultura cedo, os próprios eslovenos produziam em suas casas. Adotando o estilo orgânico de trabalho a colheita é feita a mão e todo o processo de maneira natural. Com os prêmios adquiridos, a exportação começou há 10 anos pelo mundo. Usam barricas de carvalho francês, mas utilizam ainda mais o carvalho local. 60% do País é coberto por florestas.
A convite da Embaixada da República da Eslovênia em SP, o Empratado foi conferir um tasting especial de alguns rótulos do produtor esloveno Vinakoper.



Uma das castas significativas na Eslovenia é a Malvazija. Começamos com o Malvazija Capo d’Istria safra - 2009. É um vinho branco que impressionou pela delicadeza e alta intensidade aromática. É fresco e com acidez deliciosa traz frutas amarelas, flor de acácia e mineralidade vinda do Mar Adriático. Final agradável de fruta na boca. É um ótimo vinho.



Entre os espumantes, um que ganhou as atenções foi o Capri Bela Brut. Com borbulhas rápidas e miúdas é elegante e traz cremosidade ao paladar. Elaborado pelo método Charmat, o vinho apresenta notas de frutas, flor de acácia e de panificação. Tem acidez equilibrada e persistência final na boca.



Entre os tintos, o Cabernet Sauvignon Rex é conhecido, premiado e fez a diferença na Expovinis deste ano. É fácil de beber, com madeira discreta, frutas vermelhas frescas e harmoniza impressionantemente com Trutas também produzidas na Eslovênia. Fim saboroso, uma delicia. Mas o Merlot Rex foi o nosso preferido. Tinto macio e agradável é complexo com notas de chocolate, tostado, caramelo, frutas negras e vermelhas. Fim longo e marcante.



E como o melhor sempre fica para o final, fechamos o tasting com uma bela surpresa de um vinho laranja biodinâmico – Movia Exto Gredic, que está entre os 100 melhores vinhos do mundo. Sim, de fato o vinho apresentado faz jus ao premio recebido. Com alta intensidade em seus aromas, traz um pouco de botrytis, frutas amarelas maduras, acidez pronunciada e na boca final longo. Incrível.


Se você ainda não conhece os vinhos da Eslovênia vai conhecer. Eles vieram para ficar para nossa alegria.



Serviço: Vinhos da República da Eslovênia
Eslobras - Importadora
Representante no Brasil – Mihael Margon
E-mail: [email protected]


Tel: (11) 98890-6510