Goles

Viña Almaviva celebra prêmio como o melhor vinho em 2017


Postada em 20/12/2017 às 16:37
Por Glaucia Balbachan



Quando se fala nos vinhos Almaviva sempre se gera grande expectativa – um consenso único. A fusão entre as partes francesa de Baron Phillipe de Rothschild e da chilena Viña Concha y Toro resultaram em classe, elegância, royalty e prêmios conquistados.


A ideia inicial entre as duas renomadas empresas de vinho era a principio, produzir um vinho grandioso de dimensões internacionais. E agora 20 anos depois a marca Almaviva é reconhecida como a melhor.


A safra 2015 de Almaviva foi reconhecida como a melhor do ano de 2017, atingindo a nota máxima de pontuação - segundo James Suckling. A entrega do premio aconteceu durante o evento na Ásia no Great Wines of the World.


Em entrevista falamos com o enólogo chef da vinícola Almaviva – Michel Friou, sobre o que fez a safra 2015 ser tão especial.



Site Empratado: Como foi a safra de 2015 em Puente Alto?


Michel Friou: A safra 2015 foi balanceada em relação ao clima, não houve nem calor e nem frio em excesso. Foi finalmente um ano mais clássico. Tivemos a maior produção e tamanho de bagas, o que nos permitiu alcançar ótima relação entre pele e suco dentro das bagas, gerando assim um excelente equilíbrio e qualidade de taninos no vinho 2015.


Site Empratado: Qual é a característica principal do Almaviva 2015?


Michel Friou: “Equilíbrio”. Equilíbrio entre fruta e acidez, equilíbrio entre uma madeira sem excesso e bem integrada trazendo qualidade de taninos muito finos e suaves e de grande acessibilidade por um vinho tão jovem.


Site Empratado: Você esperava ganhar o prêmio?


Michel Friou: Não, ganhar este prêmio foi uma surpresa.


Para o enólogo francês com “toque de midas”, a proporção de 69% de Cabernet Sauvignon, 24% Carmenère, 5% Cabernet Franc, e 2% de Petit Verdot mais 18 meses de envelhecimento em barril de carvalho francês novo revelou um vinho frutado e elegante. Com frutas vermelhas como cassis e framboesas e notas de grafite nos aromas. Conferindo ainda toque floral de violeta trazendo um caráter feminino, não habitual.



Serviço: Viña Almaviva


www.almavivawinery.com


A safra 2015 de Almaviva estará disponível no Brasil em 2018


Fotos: Divulgação