Goles

Encontro de Vinhos Edição 10: Fizemos uma listinha de vinhos brancos adoráveis de uma das feiras mais importantes de SP


Postada em 07/05/2018 às 13:56
Por Glaucia Balbachan


Como de costume, a Casa da Fazenda no Morumbi serviu de cenário para mais uma edição da Feira Encontro de Vinhos em SP. Chegando à sua edição número 10, o evento que reuniu as mais importantes importadoras e produtores no novo e velho mundo, trouxe centenas de vinhos coroando seus 10 anos de sucesso com casa lotada de wine lovers.

A feira democrática e itinerante, que hoje é a segunda mais importante de São Paulo no segmento de vinhos, já passou por Brasília, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Paraná. Em SP já marcou presença em Ribeirão Preto, São José dos Campos, Jundiaí e Campinas. Acompanhe as próximas feiras pelo site www.encontrodevinhos.com.br. Os responsáveis por aproximar os brasileiros ao mundo do vinho são: o jornalista Beto Duarte e o publicitário Daniel Perches.

Quando se fala no Encontro de Vinhos, em especial em SP, sempre é gerado uma expectativa, um senso comum. Trata-se de um evento que envolve arte, pintura, musica ao vivo, espaço kids, gastronomia e os rótulos de Rosé, Brancos, Espumantes e Tintos que parecem não ter fim. Grandioso em sem falhas na organização, o público com perfil familiar chega ao local e parece não querer ir mais embora, por conta da atmosfera leve, que o evento de vinho propõe cada vez mais com as pessoas em torno das taças.

Nós do site Empratado fizemos uma listinha de alguns vinhos brancos para você chamar de seu.

Começamos com um espanhol do produtor Miguel Torres e o seu Pazo das Bruxas 100% casta Albariño da importadora Devinum. Delicioso e mineral ficou em quinto lugar do top 5 dos vinhos brancos da feira. Nos aromas se concentram flores brancas, frutas cítricas, pêssegos e pera. Frutado traz acidez deliciosa com final persistente.

Da Espanha partimos para o Alentejo em Portugal com o Comenda Grande safra 2017. É um corte fresco de Antão Vaz, Arinto e Verdelho. Complexo traz notas minerais com aromas persistentes de frutas cítricas como maracujá e grapefruit, casta de limão com leve estrutura no paladar e final longo de fruta na boca. Delicioso – ficou em terceiro lugar no top 5 do evento.

Ainda no país lusitano o terceiro branco é o Cabriz reserva safra 2013 trazido pela brasileira Vini Brasil. É um 100% Encruzado da região do Dão. Fresco e delicado traz maça, abacaxi e notas cítricas. É equilibrado, frutado no paladar e persistente no final.

Outra boa opção portuguesa fácil de beber e de gostar é a Quinta da Lagoalva de Cima importado pela Mistral. É um vinho com boa acidez, frutas cítricas, frescor e vontade de tomar mais uma taça. Mineral, frutado e floral, traz boa persistência final e leveza.

Voltando para a Espanha novamente, conhecemos um Albariño delicioso da Bodega Paco & Lola do importador Almeria. Esse Albariño que ganhou em primeiro lugar entre os brancos da feira traz grape fruit, tangerina e lima nos aromas. Na boca é elegante, macio e persistente na boca. Vale a investida. Grata surpresa vinda da WineMania.

E por fim, fechamos a nossa lista de brancos com o belo Chardonnay da Sicilia. O responsável pelo impecável trabalho com o vinho é a vinícola Casa Scalecci. Dourado na cor é um vinho impressionantemente bom. Traz notas de frutas como abacaxi, banana e pêssego nos aromas. Na boca é macio, elegante e redondo. É fresco, equilibrado na acidez com corpo marcante e paladar persistente. Tem que provar!


Serviço: Encontro de Vinhos Edição 2018 SP
www.encontrodevinhos.com.br

Fotos: Site Empratado