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Fit Vinhos toma a frente e aposta no sucesso e qualidade dos espumantes e vinhos originalmente brasileiros

Soft Commodities


Postada em 27/03/2013 às 13:03
Por Glaucia Balbachan


A região Sul do Brasil adquiriu 70% mais vinícolas em apenas 10 anos. Essa expansão se deve ao aumento do consumo de mais garrafas. A qualidade das nossas borbulhas vem conquistando brasileiros que aos poucos vão dando atenção ao produto local. Os espumantes têm aumentado visivelmente na última década. Segundo o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), foram importados 220% e produzidos em torno de 280% a mais. A bebida de cor brilhante, aroma persistente que apresenta notas de frutas cítricas e toques tostados de madeira muitas vezes - é responsável por 75% do mercado interno. Isso graças à umidade e as condições climáticas, que proporcionam sua identidade própria, acidez e frescor. Outra região brasileira que vem ganhando espaço no quesito vinhos é o nordeste - na região do Vale do São Francisco, em Pernambuco. A boa reputação dos nossos espumantes está conquistando aos poucos o paladar e respeito dos adeptos à bebida.


 

Espumante Extra Brut da Peruzzo 

Com apenas seis meses de existência a Fit Vinhos trabalha exclusivamente com produtos brasileiros. Seu conceito é de empresa que representa e distribui vinhos e espumantes. Parceira de 15 vinícolas - Dezem, Laurentia, Guatambu, Don Giovanini, Suzin, Don Laurindo, Giaretta, Firmino Spendor, Luiz Argenta, Peruzzo e por aí vai... Os empresários Luciana Zanetti e José Roberto Chidiquimo - já tiveram experiências anteriores com uvas e rótulos de vinhos e resolveram unir forças dando foco às bebidas de dentro do país - Luciana, inclusive teve a oportunidade de trabalhar por dois anos com Firmino Splendor - enólogo pioneiro que fez parte da primeira turma de enologia do Brasil em 1962 - hoje em Bento Gonçalves trabalha em sua adega Splendor e faz consultorias. “Nosso produto vem se desenvolvendo cada vez mais e conquistando mercados. Tenho declarações de pessoas de fora, como franceses, que observam as evoluções positivas dos nossos espumantes. E nós, como acompanhamos esta realidade de experiência técnica, ressaltamos que o Brasil tem condições climáticas ideais para este tipo de produção e que o espumante pode se tornar o símbolo do vinho brasileiro”, conta Firmino Splendor.

 

A proposta da Fit Vinhos é de divulgar o produto nacional para os brasileiros que ainda são um pouco resistentes aos vinhos do país. “Queremos desmistificar isso - não é porque é nacional que é ruim - ainda há certo preconceito. Os resultados hoje são positivos e a aceitação está começando a ganhar visibilidade.” Conta a empresária que representa as bebidas.

 

Vinho branco Chardonnay da Laurentia 

A empresa de vinhos e espumantes trabalha com o conceito de vinícolas boutique - fazendo com que os clientes conheçam mais e melhor o terroir nacional. O perfil de público que procura as bebidas são aqueles que acompanham o que acontece no mundo dos vinhos, querendo degustar novidades. Para venda está disponível por volta de 150 rótulos e uvas variadas. É possível encontrar suas garrafas em alguns restaurantes e lojas de São Paulo. Para expandir a apresentação e degustação dos vinhos e espumantes, a Fit Vinhos com a parceria do espaço  Viver Casa & Gourmet promove mensalmente jantares harmonizados para aproximar os produtos das pessoas. O enófilo e entusiasta  Álvaro Cézar Galvão  que é responsável pelo blog Divino Guia - apresenta uma palestra concisa durante o jantar e fala do processo da harmonização realizado por ele. Outro parceiro ativo é a revista “Divino” - especializada nesse nicho.

 

Cabernet Sauvignon da Peruzzo 

 

O Empratado esteve no evento sendo recepcionado pelo destacado espumante da Peruzzo (Extra Brut) - Sem  presença de açucares é fresco, longo e harmônico ao paladar. De entrada fomos de salada verde com croutons e nozes - guarnecida de molho de yogurte - (saborosa). A bebida escolhida para acompanhar o prato foi um Chardonnay da Laurentia 2009 - vinho branco suave e memorável apresenta nota frutada levemente cítrica, frescor e delicadeza. O prato principal exigiu um tinto: Cabernet Sauvignon 2007 da Peruzzo, vinho de personalidade e de cor vibrante - vermelho rubi, levemente amaderado no sabor e equilibrado na acidez; aliou-se ao filet mignon suíno na manteiga, molho de cogumelos servido com arroz branco. Para fechar, a estrela que se uniu a sobremesa foi o espumante Moscatel da Giaretta - Cor amarela brilhante, perlage delicada e retrogosto persistente - ganhou a companhia da salada de frutas com sorvete de baunilha. Quem assina o menu do jantar foi a chef Ana Maria Chapelo Costa.

O espumante Moscatel da Giaretta  

Proposta louvável de valorização e quebra de paradigma em relação aos produtos importados, a Fit Vinhos traz produtos brasileiros de qualidade reconhecidos por profissionais da área e por clientes que apostam na empreitada. Vale a degustação e a visita!

 

Pontos de venda dos vinhos e espumantes representados e distribuídos pela Fit Vinhos:

 

 

-Wine Pró - Av. Cidade Jardim, 976 - Jardim Paulistano. Tel: (11) 2609-2800

-Empório das Bebidas - Av. Moaci, 155 - Moema. Tel: (11) 5543-7192

-Via Vinum - Av. Barão de Campos Gerais, 370 - Real Parque. Tel: (11) 2307-4566

-Grão Vizir Especiarias - R. Marcelina, 563 - Vila Romana. Tel: (11) 3869-4559

-Kland’store - R. Vupabussu, 293 - Pinheiros. Tel: (11) 3812-4905

 

 

 

Serviço: Fit Vinhos

Rua: Engenheiro Francisco Azevedo, 841 - sl. 3  Pompéia/SP

Tel: (11) 3729-5797 / (11) 3672-2705/ (11) 8294-7832



Fotos: Cedidas pela Fit Vinhos e por Cecília Padilha do blog: www.yeswecooking.com