Goles

Especial Chile: Almaviva em quatro atos


Postada em 01/04/2019 às 00:51
Por Glaucia Balbachan


Lançamento Almaviva 2016

A safra 2016 foi atípica, por que as condições climáticas costumam ser bem secas no Chile. Tivemos um inverno seco e um verão bem quente, porém, tivemos chuva durante a colheita das uvas e isso nos fez trabalhar de forma distinta”, conta Michel Friou Enólogo chefe da Vinícola Almaviva em bate- papo.

Em passagem breve por São Paulo, o enólogo responsável pela marca chilena Almaviva – Michel Friou apresentou a safra 2016, em jantar harmonizado no restaurante Tordesilhas da chef Mara Salles.

Trata-se de um vinho impressionantemente bom. Embora com as dificuldades na colheita, por conta da chuva, a equipe técnica, o enólogo e a tecnologia, contribuíram para um resultado excepcional, destacando ainda mais o seu estilo e caráter de terroir.

Como numa ópera de 4 atos, Friou apresentou as safras 1999, 2009, 2015 e o lançamento 2016. Arriscamos-nos a dizer, que a marca Almaviva, talvez produza o melhor vinho do Chile, mesmo com as diversidades da natureza.

Para alcançar a excelência em qualidade, sem perder sua essência, a marca conta com tecnologia de ponta, que separa as melhores uvas para a vinificação. “Por conta da chuva, foi preciso apurar mais a colheita, fazendo uma seleção precisa com as melhores uvas”, menciona Friou.

Com pratos substanciosos como o típico Barreado da região do Paraná e Ripa de costelinha de porco com risoto Mulato e couve, seguimos a experiência singular.

Almaviva 2016

Elegante e complexo é um blend de Cabernet Sauvignon, Carmenère, Cabernet franc e Petit Verdot. Com passagem por carvalho francês de 16 meses, traz em seus aromas de frutas vermelhas como: Morangos, framboesas, groselhas, notas tostadas e cacau. No paladar é imponente e redondo com taninos aveludados e final longo e persistente. (Recentemente recebeu 97 pontos de James Suckling). Já disponível no Brasil.

Almaviva 2015

Potência com notas de violeta. Frutos silvestres, frescor, notas terrosas e refinamento no paladar, que confere taninos de qualidade exponencial. Cabernet Sauvignon, Carmenère, Cabernet Franc e Petit Verdot em 18 meses de estagio em carvalho francês.

Almaviva 2009

Frutas vermelhas e negras, chocolate, cacau, tostados e especiarias como pimenta preta, estão presentes neste franco-chileno majestoso. No paladar potencia, maciez, taninos aveludados e vontade de tomar mais uma taça.

Almaviva 1999

Dos 4 atos, este é o mais bordalês de todos. De coloração granada, o vinho traz frutas negras como: amoras e ameixa, além de acidez destacada, equilíbrio e aromas terciários como: couro, tostado, e folhas secas. No paladar é encorpado, taninos bem trabalhados, bom preenchimento de boca e final longo e poderoso.

 

Serviço: Lançamento Almaviva 2016

Av. Sta. Rosa, 821 – Puente Alto – Chile

Tel: (+56) 2 2270-4200

www.almavivawinery.com

Fotos: Site Empratado