Goles Velho Mundo

A marcante presença norte americana na Cantu Day 2019


Postada em 17/06/2019 às 16:20
Por Glaucia Balbachan



A esperada 5ª edição da Cantu Day foi sortida de bons vinhos, produtos gastronômicos e muita organização. A feira de vinhos contou com rótulos de Portugal, Espanha, Argentina, Alemanha, França, Chile, Itália, Austrália e Estados Unidos, que nos chamou atenção em especial.


Do produtor Trinchero Family Estates encontramos belo flight da linha californiana Ménage à Trois compostos por três rótulos: Chardonnay Gold, Silk e Merlot Lavish.


Chardonnay Gold
Elaborado com 96% Chardonnay, 3% Viognier e 1% Verdelho passando por seis meses por carvalho francês e americano. O branco americano confere frescor, frutas cítricas, notas de baunilha, cremosidade e persistência na boca.


Silk – soft red blend


Trata-se de um blend de Pinot Noir 70%, malbec 20% e Petite Syrah 10%. É um tinto redondo, fácil de beber e de gostar logo na primeira taça. Estagia parte do tempo em tonel de aço inox e barrica de carvalho por 12 meses, que lhe conferem complexidade. Nos aromas frutas vermelhas, cerejas negras e notas de violeta e defumados. Uma delicia.


Lavish Merlot


Este Merlot do trio foi o nosso favorito. Elaborado com as uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Petite Syrah, Petit Verdot e Syrah. É um vinho impressionantemente bom. Rico de aromas e sabor. Mirtilos, amoras, figos, ameixas maduras, cacau, baunilha com acabamento de chocolate, notas defumadas e violeta. Na boca é fresco com boa acidez, taninos macios e final longo de fruta na boca.



Além dos americanos, um Rosé da Provence não passou despercebido. Foi o do produtor Michel d’ Espagnet do Château de Pourcieux. Presente na feira foi uma das mesas da Cantu Day mais visitada e não era pra menos, o próprio Michel nos serviu uma taça e nos apresentou seu Rosé com mais de 25 medalhas. O Château de Pourcieux é um blend de Syrah 35%, Grenache 35% e Cinsault 20%, os 10% restantes são uvas: Cabernet Sauvignon, Mourvèdre e Carignan. De corpo médio é frutado e floral. No paladar é fresco com uma acidez deliciosa e final marcante no paladar.



O nosso final teve sabor italiano, onde finalizamos com um Amarone. O Montresor Amarone Della Valpolicella DOCG (Bottiglia Satinata). Elaborado com as uvas: Corvina, Rondinella e Molinara, o vinho é envelhecido por 36 meses. Especial é licoroso na boca. Nos aromas framboesas, avelãs e notas florais de violeta. No paladar corpo médio com madeira, taninos e acidez equilibrados. Acompanha queijos lindamente.


 


Serviço: Cantu Day


Rua Passo da Pátria, 1689 – Vila Leopoldina – SP


Te: (11) 2144-4455


www.cantuimportadora.com.br


Fotos: Site Empratado