Encontro Mistral chegou à sua 11ª edição em 2025 com êxito
Postada em 15/08/2025 às 23:38
Por Glaucia Balbachan
Reconhecido como um dos eventos mais relevantes do calendário do vinho no Brasil, o Encontro Mistral chegou à sua 11ª edição em 2025 com fôlego renovado — e ingressos esgotados. Promovido pela Mistral Importadora, o encontro aconteceu de 04 a 06 de agosto em São Paulo, no Grand Hyatt, e no dia 07 de agosto no Rio de Janeiro, no Belmond Copacabana Palace.
A edição deste ano reuniu mais de 70 grandes produtores de vinho de 13 países, incluindo nomes consagrados como Vega Sicilia, Catena Zapata, Castello di Montepò, Viña Tondonia e Luis Pato. Além dos ícones já conhecidos, o evento contará com novidades no portfólio da importadora, como a vinícola brasileira Albuquerque & Davo, a portuguesa Quinta do Mouro e a italiana Tenuta San Marzano e tantos outros. Entre importantes nomes o produtor francês Francois Perrin do Château de Beaucastel (Rhône), Famille Perrin (Rhône), Château Miraval (Provence) e do californiano Tablas Creek, que entrevistamos sobre sua experiência com uvas do Rhône cultivadas em terroir norte americano.
Experiência exclusiva com os criadores dos vinhos
Um dos grandes diferenciais do Encontro Mistral foi a presença dos próprios proprietários e enólogos das vinícolas participantes. São eles que conduziram as degustações, servindo pessoalmente seus rótulos ao público, o que tornou o evento uma oportunidade rara para quem deseja conhecer a fundo a história, o terroir e a filosofia por trás de cada vinho.
O público pôde experimentar cerca de 500 rótulos, que vão de lançamentos esperados a clássicos consagrados comoGran Enemigo Torrontés, o espumante Júlia de Luis Pato, o Studio by Miraval e o champagne Petite Fleur Brut Rose Fleur de Miraval, o Grande Safras Merlot da brasileira Vallontano, o Tannat uruguaio da Viña Progreso Sueños de Elisa e o californiano Tablas Creek Vineyard 2018.
Tablas Creek – Tradição Francesa, Inovação Californiana
Fundada em 1987 pela união de duas famílias lendárias do vinho — os Perrin, do icônico Château de Beaucastel em Châteauneuf-du-Pape, e os Haas, da Vineyard Brands — a Tablas Creek nasceu para unir o melhor do Velho e do Novo Mundo.
Com cinco gerações de excelência e pioneirismo em agricultura orgânica, a família Perrin traz a herança e o savoir-faire francês, enquanto a família Haas aporta visão empreendedora e paixão pelo terroir californiano. O resultado é um portfólio de vinhos que expressa autenticidade, equilíbrio e caráter, refletindo a nobre tradição de Beaucastel e a ousadia da viticultura no coração da Califórnia.
Em conversa Com François Perrin falamos sobre viticultura regenerativa, castas do Rhône cultivadas na California e o resultado dos vinhos na taça.
Empratado: Como que aconteceu essa parceria?
François Perrin: Partiu da gente o primeiro contato. Já queríamos ter a experiência de fazer vinhos no terroir da Califórnia e mais que isso levar uvas do Rhône para lá. E felizmente elas se deram bem com o clima.
Empratado: O manejo escolhido foi o da viticultura regenerativa, como é lidar com esse tipo de cuidado?
François Perrin: Clima, solo de calcário, um terroir que sempre me atraiu já havia sustentabilidade e viticultura orgânica, depois fizemos a mudança para o cuidado regenerativo. Pensando no futuro das novas gerações é necessário devolver o que tiramos da terra. Quanto às emergências climáticas o cuidado da viticultura regenerativa nos mostrará daqui um tempo.
Empratado: Quantas vezes você vai aos Estados Unidos para supervisionar a Tablas Creek?
François Perrin: No início eu viajava todos os meses para a Califórnia, hoje meu filho faz isso no meu lugar.
Empratado: Qual é o conceito da marca Tablas Creek?
François Perrin: O conceito é simples e único: unir a tradição francesa do Rhône ao potencial do terroir californiano. Para isso, a vinícola importou videiras diretamente de Beaucastel, garantindo a autenticidade das castas originais, como Mourvèdre, Grenache, Syrah e Roussanne. Aliado a isso, adotou desde o início práticas orgânicas e biodinâmicas, tornando-se referência em viticultura sustentável na Califórnia. Na vinícola, cada vinho é concebido para expressar a elegância e a complexidade do Rhône, com a vitalidade e a personalidade do solo e do clima californianos. Mais do que uma vinícola, é um projeto que celebra a união de tradição, inovação e respeito à terra.
Empratado: E o resultado dos vinhos, foi o que você esperava?
François Perrin: sim, esse blend de uvas francesas com terroir californiano nos resultou em um vinho de fruta madura, mas com notas terrosa e especiarias bem presentes originárias da região do Rhône e isso eu adoro.
Empratado: O que é vinho para você?
François Perrin: Uma paixão e o meu business.
Serviço: Encontro Mistral 2025
Instagram: @mistralvinhos
Fotos: Site Empratado
#EncontroMistral25
#EncontroMistral