Goles Velho Mundo

Sommelière brasileira conta seu sucesso na França


Postada em 13/11/2023 às 10:20
Por Glaucia Balbachan


Do Irecê no nordeste da Bahia para o Languedoc no sul da França!

Clea Francisca de Paula é uma brasileira com uma história profissional de sucesso vibrante. Nasceu na Bahia, depois se mudou com sua mãe para São Paulo e lá ficou por 12 anos. Trabalhou em lojas de departamento e queria estudar psicologia, mas mal ela sabia que seu futuro seria no mundo do vinho e de quebra na Europa.

Não é o tempo todo que escutamos estrangeiros conseguirem êxito profissional fora de casa. Mas a sommelière brasileira é como se diz no mundo das startups - um “unicórnio” do vinho. Trata-se de um case raro de sucesso que alcançou objetivos traçados de forma cuidadosa e muita disciplinada.

O início da história próspera

Clea deu seu chute inicial na profissão, começando a estudar na faculdade de sommelier CFPPA (Centre de Formation Professionnelle et de Promotion Agricole), em Beaune na Borgonha nos períodos de 2012 e 2013.

Finalizando o curso voltou para o Brasil trabalhando por 1 ano na Grand Cru SP e Grand Cru Salvador como sommelière. Mas no ano seguinte em 2015, a baiana decide voltar à França para rever o namorado, que atualmente é seu marido, onde partiram para o norte da França, onde começou definitivamente sua história.
Claro, que Clea teve alguns “anjos da guarda” que a ajudaram nesse processo. “O sacrifico foi grande em aprender francês e cursar a faculdade de sommelier na Borgonha. Foram 2 anos de preparação de muito esforço em juntar dinheiro e passar no processo seletivo francês”, revela.

 profissional conta sobre as dificuldades da barreira da língua francesa nos primeiros meses e com o contato dos próprios franceses a sua volta que era mais frio. Mas isso nunca a abalou e a somm da Bahia de todos os Santos seguiu firme e a diante.

Meu maior desafio e compromisso hoje é, que eu consigo encontrar o equilíbrio entre guardar a minha essência de brasileira, positiva, alegre, sorridente, que tudo vai dar certo em me adaptar com a cultura francesa mais fechada”.

Certamente, o divisor de águas em sua vida profissional foi ainda no Brasil em ter trabalhado por indicação de uma amiga em 2010 no restaurante Marie-Madeleine Boutique Gourmet (Vila Nova Conceição/SP), onde Clea se aproximou da cultura francesa, gastronomia e vinhos sendo colocada muito próxima da chef da casa, que a ajudou e a incentivou a estudar em Beaune.

Sonho de conhecer o Mundo

Seu sonho era conhecer a Europa e por meio de amigos queridos pode visitar Portugal, França, Itália, Espanha, Londres e com isso, foi colocada em contato direto com a gastronomia e os vinhos pela primeira vez e isso a encantou. Foi uma viagem de 31 dias e voltando para o Brasil procurou cursos de sommelier até encontrar a ABS – Associação Brasileira de Sommelier, onde teve suas primeiras aulas de vinho, em 2008.

Servindo a taça do presidente da França

O Café Des Sports no Le Touquet Paris Plage foi um de seus primeiros trabalhos na França, trata-se da vila do presidente Emmanuel Macron, onde foi seu cliente servindo vinho algumas vezes para ele e sua família (antes e depois dele ter sido eleito), por 4 anos. Todavia, Clea e seu marido decidiram ir para o Sul da França comprando uma casa e se instalando de vez por lá.

Logo começou sua nova etapa trabalhando para o produtor Gérard Bertrand no Languedoc, por 3 anos no Château l’hospitalet Wine Resort em Narbonne e assumindo também o posto de Brand Ambassador da marca, principalmente no Brasil até o início do primeiro semestre desse ano.

No início de 2023 recebeu o convite para assumir o lugar de sommelière responsável pelo enoturismo e hospitalidade no Château de Lastours na apelação Corbières, no village Portel des Corbières, onde mora e trabalha até os dias de hoje.

Projeto Syrah

O Empratado perguntou à sommelière que conselho ela daria aos sommeliers que têm o sonho de exercer sua profissão na França e a resposta foi:

Depois de uma década vivendo na França e ter realizado o meu sonho, meus objetivos e ter uma vida estável, um trabalho seguro, agora o meu sonho virou um projeto de ajudar brasileiros que desejam vir para a França trabalhar com serviço do vinho e gastronomia. Acabo de abrir uma agencia de emprego aqui prestando assessoria aos profissionais que queiram vir para cá trabalhar de forma segura. Estudo do idioma francês, estágios e até um visto para estrangeiro estão na pauta. Quero trabalhar realizando os sonhos de outros profissionais. A agencia se chama Syrah’’.


Serviço: Projeto Syrah

Instagram: @syrah.agencia

Foto: Claude Rubio Studio