Goles

Os Vermentinos do Gambero Rosso SP


Postada em 23/10/2023 às 08:20
Por Glaucia Balbachan


Ah.... os Vermentinos italianos....

Trata-se de uma variedade branca chave na Sardenha e na Toscana, a Vermentino produz vinhos que são cobertos por frutas, notas de ervas e mineralidade. Com biotipos na Ligúria e no Piemonte, este característico vinho branco pode ser encontrado em muitas mesas de jantar italiano ou agora nas casas de brasileiros.

A Vermentino aparece na Itália continental, Sardenha, sul da França e Córsega sob a variedade de outros nomes. Os biotipos da Ligúria e do Piemonte são conhecidos como Pigato e Favorita, respectivamente. No sul da França, seu nome é Rolle onde são feitos blends nos rosés da Provence.

Os ampelógrafos estão indecisos sobre até que ponto essas uvas estão intimamente relacionadas, mas geralmente se entende que são biotipos ou mutantes clonais de Vermentino. Seja qual for o nome, estes vinhos têm muito em comum no seu perfil de aroma e sabor, bem como na sua estrutura.

Vermentino faz vinhos tranquilos, secos, espumantes, passito e de colheita tardia. Esta variedade também produz vinhos monovarietais e blends, mas hoje vamos nos concentrar mais nos varietais.

A Vermentino expressa frutas cítricas, tropicais, ervas secas, amêndoas, florais leves, salinidade e mineralidade. Possui corpo leve a médio e acidez média a alta, tudo que o brasileiro gosto nos dias mais quentes.
No último 22 de setembro, aconteceu o italiano Gambero Rosso em SP. Evento grandioso que reuniu ótimos rótulos em uma feira irretocável no Hotel Intercontinental. Aquela tarde estava quente e nós nos focamos nos brancos italianos, e que bela escolha a nossa.

É claro que a feira não se resumiu em Verentinos, haviam belos Trebianos também. De uma forma geral, o evento contou com mais de 30 marcas com seus produtores e representantes, além da premiação dos melhores restaurantes italianos da cidade paulistana.

Destacamos, algumas obras de arte em formato de vinho como o Lambrusco Concerto do produtor Medici Ermete, o Cartizze da Villa Sandi, o Pecorino Biológico da Cantina Tollo, o belo Trebiano D´Abruzzo do mesmo produtor e o Etna Bianco DOC da Nicosia. Brancos impressionantemente bons, mas as marcas Luciano Ercolino com seus brancos emocionantes como: L´Ariella - Grego Di Tufo E O Le Grade – Fiano Di Avellino roubaram as atenções da feira.

Porém um produtor ainda sem importador no Brasil, o LVNAE exibiu um Vermentino da Familia Bosoni na Liguria, que nos inspirou a começar esse texto com a uva Vermentino. O Colli Di Luni que apresentou um vinho com toda a tipicidade da Vermentino do país da bota. Frescor, elegância, notas cítricas e a certeza que cairia muito bem no paladar do brasileiro. Esperamos que encontrem em breve um importador.

 

Serviço: Top Italian Roadshow Gambero Rosso

Instagram: @gamberowinetasting

www.gamberorossointernacional.coom

Foto: Empratado