Goles

Edição 2023 da Qualimpor Wine Day


Postada em 22/10/2023 às 23:47
Por Glaucia Balbachan


No que se refere a feira de vinhos do velho e novo mundo, é notável que a marca Qualimpor seja uma importadora com história, cuidado e mãos virtuosas na escolha de vinhos exuberantes e inspiradores para o paladar do brasileiro.

Depois de 5 anos de entressafra, a Qualimpor Wine Day voltou este ano em evento irretocável em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, João Pessoa, Fortaleza e Fernando de Noronha.

Em SP, o wine day aconteceu na Praça São Lourenço na presença das marcas com seus produtores Tomas Roquette (Quinta do Crasto), José Luis (Esporão, Murças e Ameal), Fernando Seixas (Taylors Port), Gabriel Fernandes (Miguel Torres) e Juan Pablo Gonzalez (Kaiken).

Pontos altos ficaram por conta dos brancos da chilena Miguel Torres como: O Reserva Especial Cordillera Chardonnay 2022, o Organic Wine Miguel Torres Ándica Reserva Gewürztraminer 2022 e o irretocável Estelado, espumante feita da uva País foram o centro das atenções.

Os portugueses queridinhos por seu frescor ficam por conta da Quinta do Ameal, o branco Reserva 2020, o Reserva Esporão branco 2022 e o trio Crasto Douro 2021, o Crasto Rosé e o Crasto Supreme embarricado safra 2021.

Quanto aos tintos os destaques ficaram com o argentino Kaiken. O Cabernet Franc Indômito e o Cabernet Sauvignon Ultra surpreenderam nas notas frutadas e frescor crocante. Já a linha Kaiken Aventura e seus três tipos diferentes de Malbec não passaram despercebidos no evento. Os azeites foram um espetáculo à parte, onde o rótulo Seleções da Herdade do Esporão ganhou nossa atenção absoluta.

Outro ponto importante sobre a Qualimpor Wine Day foram as masterclasses. Entre elas da Quinta do Crasto apresentada por Tomas Roquette. Foram escolhidos quatro vinhos, sendo dois tintos e dois fortificados, um de 10 anos e o Crasto Tawny 20 anos, com notas de banana passa, tâmara e muita personalidade.

Outra masterclass disputada que fechou o evento foi da Taylor’s Port no comando de Fernando Seixas. Provamos um 30, 40, 50 e um 80 anos que foi a cereja do bolo no final da experiência. Memorável ainda não chegou no Brasil, mas quando estiver por aqui vai custar em torno de R$10 mil reais.

 

Serviço: Wine Day Qualimpor

www.qualimpor.com.br

Fotos: Empratado