Goles

Especial Chile: O lado bordalês da Vinícola Boutique Von Siebenthal


Postada em 05/04/2017 às 11:33
Por Glaucia Balbachan


O dia estava quente e ensolarado. E quando chegamos à Viña, o proprietário Mauro Von Siebenthal estava na porta para nos receber.

Advogado suíço e louco pelo universo do vinho deixou sua profissão pelas parreiras e com a ajuda finaceira de amigos trouxe sua vinícola do sonho para realidade.

Localizada em Panquehue no Vale de Aconcagua, a Vinã fundada em 1998 traz como filosofia harmonizar e produzir vinhos que expressam a maior característica encontrada em Aconcagua – o seu terroir.

O trabalho é similar a dos Châteaux de Bordeaux. O clima e o solo que traz areia, pedras e argila é certeiro para o cultivo das castas de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carménère, Syrah e Petit Verdot.

Mauro Von Siebenthal junto à suas barricas

A colheita é feita sempre nas primeiras horas da manhã - manualmente. A bodega é a fusão de tecnologia de vanguarda com o respeito à natureza. Gosta de provar vinhos enquando viaja? A Viña tem programação de visitas e degustações todos os dias das 9h até às 17h. O ingresso para provar os rótulos custa por pessoa entre 30 e 50 dólares – informações pelo email: [email protected] ou pelo tel: +56 9 9459 6173.

Em breve entrevista com Mauro Von Siebenthal, nós do Empratado questionamos o sobre o vinho chileno e suas características. “O vinho chileno é um vinho com alma.Tem menos acidez, mais álcool, mais intensidade e cor viva – isso é Chile”, conta o dono da Viña.

O tasting foi guiado pelo próprio Mauro e as surpresas foram surgindo a cada garrafa desenrolhada. Começamos então, com o Branco memorável e saímos da vinícola leves por conta da boa atmosfera que Panquehue reserva.

Riomistico 2015

É um 100% Viognier bem gostoso. Um pouco de oxidação, que trouxe ainda mais frescor. Com passagem por 10 meses em barrica de carvalho francês de primeiro uso, essa cepa é a sua terceira colheita e traz notas marcantes de flores como Flor de Acácia e Dama da noite. É um vinho descomplicado e fácil de beber. Graduação alcoólica: 14,5%

Parcela #7 2012

É um blend de Petit Verdot, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc que se tornou o vinho coringa no Chile. Cerca de 350 restaurantes em Santiago tem esse rótulo em suas adegas. De fato, faz jus a esse reconhecimento. reserva nos aromas alta intensidade de frutas vermelhas e negras. Na boca tem taninos delicados e fim longo É bem gostoso com notas de violeta e pimenta. Com uma pizza seria sucesso garantido. O vinho tem passagem por cubas inox e envelhece por 18 meses nas barricas francesas. Graduação Alcoólica: 14%.

Carménère 2013

É um corte de Carménère com Cabernet Sauvignon. É bem atípico porque não tem aquele herbáceo e pimentão nos aromas. Pelo contrário, é equilibrado nas frutas negras e pimenta preta. Na boca é sedoso, com taninos macios e final persistente. Bem bom! Graduação alcoólica: 14%.

Montelíg 2010

O significado do nome vem de Montanha e luz. Esse corte traz Cabernet Sauvignon Petit Verdot e Carménère. É um vinho bem fresco. É sutil e potente ao mesmo tempo. Preenche a boca, tem corpo, tanino equilibrado com toques terrosos e frutas vermelhas em compota. O vinho Premium tem passagem em barrica bordalesa nova por 26 meses. Impressionou. Graduação alcoólica: 14.5%.

Toknar 2009

É um ícone na vinícola. Toknar significa pedra, por conta do solo da região. Apenas 5000 garrafas são produzidas por ano. Com oito anos de vida traz cereja madura, frutas negras e notas de couro. É um Petit Verdot elegido como o melhor e mais puro. Na boca é encorpado, frutado, gastronômico e os taninos são persistentes, porém domados. O final é intenso. Graduação alcoólica: 14,5%.

Já fez alguma viagem que participou de degustações de vinho? Em qual vinícola? Conte-nos sua experiência.


Serviço: Viña Von Siebenthal
Calle O’Higgins s/n – Panquehue
Valle de Aconcagua – Chile
Tel: +56 34 259 1827
[email protected]

www.vinavonsiebenthal.com

Importador no Brasil (Rio de Janeiro): Terramatter
www.terramatter.com.br

Fotos: Site Empratado