Goles

Conexão Chile: A tradição e a tecnologia da Viña Errazuriz


Postada em 04/04/2017 às 19:20
Por Glaucia Balbachan


Essência e história desde 1870

O jardim com espelhos d’água na entrada é o primeiro contato que se tem com a linda Viña, localizada no Valle do Aconcagua - Panquehue. Chegar à Vinícola Errazuriz é se deparar com o passado e presente de uma história encantadora de esforço e dedicação ao vinho.

A propriedade soma 238 hectares de vinhedos de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carménère, Merlot, Syrah e Petit Verdot que chegam à idade de 30 anos.

A história da Errazuriz começa em 1873 com a primeira colheita sob os olhos de Don Maximiano, que depois de sua morte quem assumiu a vinícola foi Eleonor Errazuriz, que fazia parte da família e que era casada com um Chadwick. Seu filho Afonso tempo depois começa a cuidar da vinícola, onde teve quatro filhos sendo o seu caçula Eduardo Chadwick – atual proprietário da Viña.

Rótulos internacionalmente reconhecidos, a Errazuriz ganhou reconhecimento e prestígio em degustações às cegas como no Tasting de Berlin e tantos outros países do Novo e Velho mundo.

Uma das características mais importantes nos vinhos da marca chilena é a influencia geográfica. As parreiras se encontram a 600 metros acima do nível do mar, estão a 60 kilometros do Oceano Pacífico e ao sul do Rio Aconcagua.

Com isso o cultivo de boas uvas é garantido, pois as cepas ganham o contato do sol, temperaturas quentes durante o dia, chuvas, temperaturas frias durante a noite e frescor dos ventos marítimos. A propriedade é dividida pelo pioneirismo da primeira construção que com o tempo e terremotos foi reformada deixando as estruturas e construções originais à época de Don Maximiano.

E em 2009 no mesmo local foi construído a Vinícola Ícone, homenageando o visionário Don Maximiano. A nova Vinícola traz elegância, beleza e muito design somado a tecnologia. Toda envidraçada é abastecida a luz solar contando com dois pisos – inferior com as cubas Inox e barricas na cave e no andar superior a sala de degustação e uma vista impressionante de toda a vinícola.

Como sempre o melhor fica para o final tivemos uma degustação com oito rótulos, onde pudemos conhecer seus principais vinhos, começando com um branco que chamou atenção: O Aconcagua Costa Chardonnay 2015.

O Branco é leve, fresco com aromas cítricos, suave cremosidade e com acidez muito boa. Passa por madeira e por fermentação malolática tendo suas leveduras naturais. Maçã verde é a fruta em maior destaque neste vinho. Uma delicia. (Importadora Grand Cru).

Com os Tintos provamos o KAI um corte de Carménère e Syrah – bem interessante. Sim, tem notas de pimentão, mas tudo muito sutil. Com passagem por barrica francesa de 24 meses, o vinho traz frescor, fruta e muito sabor. Jovem ainda traz bom potencial de guarda.

Depois nos apresentaram o La Cumbre – Um Syrah com 22 meses em barrica francesa bastante intenso na cor, nos aromas de frutas vermelhas como framboesas. Seus taninos são finos, o vinho é fácil de beber, saboroso e com final agradável – Vale conhecer este chileno.

E finalizamos com o Don Maximiano Founder’s Reserve 1995 – foi como um presente no fim do tasting. É um belo vinho que homenageia o fundador da Viña. 100% Cabernet Sauvignon está uma delicia. Passa por madeira num período de 16 meses em carvalho francês. Por conta de seus 22 anos de vida, o vinho está redondo e super saboroso, os aromas reservam chocolate, baunilha, frutas negras maduras, café, pimenta preta e tostados. Na boca é encorpado com taninos macios, intensidade de frutas em compota e fim longo e intenso. Uma maravilha.

Para fechar a visita fomos recebidos pela Errazuriz para almoço. Harmonizamos um Ceviche de Salmão com abacate e mix de folhas verdes com o Aconcagua Pinot Noir 2015. Em seguida um filé grelhado ao molho de Carménère acompanhado de batatas gratinadas e verduras salteadas que fizeram par com o Don Maximiano Founder’s Reserve 2014.

Você já fez enoturismo? Onde foi? Nos conte sua experiência.


Serviço: Viña Errazuriz
Av. Nueva Tajamar 481 - Torre Sur - 4º piso
Las Condes – Santiago – Chile
Tel: (562)2339-9100
www.errazuriz.com

Importador no Brasil – Grand Cru
www.grandcru.com.br

Fotos: Site Empratado