Goles

Catad’Or Wine Award chega ao Brasil


Postada em 15/10/2017 às 22:25
Por Glaucia Balbachan


vinho e comida/capa-catador.jpg" alt="" width="530" />

O Catad’or wine Award já existe há 22 anos e chegou ao Brasil pela primeira vez em São Paulo, para promover a divulgação de seu trabalho. A expressão “catador” em espanhol significa provador, degustador. E é o que exatamente Pablo Ugarte - idealizador do Catad’or, faz há mais de duas décadas dentro e fora do Chile – promover degustações de vinhos da America Latina. O maior objetivo neste órgão chinelo é relevar e premiar rótulos com qualidade havendo rígido profissionalismo.

vinho e comida/catador-1.jpg" alt="" width="530" />vinho e comida/catador-2.jpg" alt="" width="530" />

 Para que o concurso aconteça, produtores se inscrevem apresentando suas amostras. No ano de 2016, por exemplo, foram apresentadas 520 amostras de 110 produtores contando com 41 jurados de 12 países. Durante a degustação os vinhos podem ganhar pontos e medalhas em seus rótulos, que vão de prata ou ouro com 90 pontos ou mais.

Há também premiações de categorias específicas como: melhor espumante, melhor Carménère, melhor vinho de garagem ou mesmo espirituosos como: Pisco.

Aqui em São Paulo o Catad’or wine award nos trouxe 23 amostras sendo do Brasil, Chile e Argentina para uma mesa de imprensa do vinho e importadores. Nós do Empratado selecionamos 6 garrafas eu valem a investida:

Victoria Geisse reserva Extra Brut

De Pinto Bandeira, onde o terroir se destaca por conta de seus espumantes, o espumante brasileiro Victoria Geisse traz elegância e frescor. De cor dourada traz frutas amarelas, brioche e notas florais. Na boca é estruturado, saboroso e com final persistente. Feito por método tradicional traz Chardonnay e Pinot Noir na sua composição. Sem erro! (Importadora Grand Cru).


Gazzaro espumante Moscatel

De Flores da Cunha, o produtor Gazzaro desenvolveu um Moscatel por método charmat, com cepa 100% Moscato. Os aromas generosos trazem mel e notas florais. Na boca maçã vermelha, acidez deliciosa e equilíbrio no açúcar. Belo trabalho. ([email protected])

Lapostolle Cuvée Alexandre Chardonnay 2013

100% Chardonnay é um branco chileno, complexo e gostoso de beber. No nariz mineralidade, frutas amarelas e brancas e leve nota de panificação. Na boca maciez, equilíbrio, elegância, estrutura e leve amargor no final – é bem gastronômico. (Mistral Importadora)

Nicolás Granata malbec 2007

É um belo vinho. Complexo traz frutas negras, notas herbáceas, notas florais de violeta, especiarias doces como cravo, elegância e alta persistência aromática. Na boca está redondo e fácil de beber. É equilibrado, com taninos macios, final longo e refinado. Vale ter um desses na sua adega. (Mendoza Importadora).

El Principal 2014

No Maipo a Viña del Maipo é o melhor terroir no Chile para o cultivo de Cabernet Sauvignon. Trata-se de um blend bordalês com Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Syrah. O período de envelhecimento em barrica é de 20 meses em carvalho francês. Como diz o nome é “o principal” e mais complexo também. Os aromas contam com frutas negras, frescor, especiarias doces, elegância e suavidade. Na boca é equilibrado, vibrante e com notas de cereja e mirtilo no final, que te convidam a mais uma taça. (importador: Decanter).

vinho e comida/catador-3.jpg" alt="" width="530" />

Por fim terminamos o tasting com boa surpresa vinda do deserto do Atacama no Chile. Ernesto Perfecto. É um vinho de sobremesa feito da mesma maneira dos vinhos de soleira, como um Pedro Gimenez. (deixando as uvas secarem ao sol com seu açúcar natural). As uvas utilizadas são tipo moscatel com o D.O do Valle de Huasco. O vinho licoroso apresenta no nariz mel, tâmaras, frutas secas e persistência aromática. Na boca é uma delicia com acidez no ponto certo, equilíbrio no açúcar e final marcante. (500 garrafas produzidas – contato: [email protected])


Serviço: Catad’Or wine Award – Santiago de Chile
www.catador.cl

Fotos: Francisco Zuñiga