Goles

Turismo enogastronômico: Agora chegou a vez do Uruguai


Postada em 15/10/2017 às 17:11
Por Glaucia Balbachan


Foto: O Vice ministro do turismo do Uruguai - Benjamin Liberoff

País de dimensões pequenas traz um dos maiores PIB per capita, índice de qualidade de vida, tecnologia e internet e tem atraído principalmente pessoas por conta de seus vinhos e gastronomia local.

Fazendo fronteira com o Rio Grande do Sul no Brasil, O Uruguai tem provocado interesse e procura por turismo.
Em evento promovido pelo Consulado Geral do Uruguai, tivemos a presença da Consulesa Geral do Uruguai Flávia Pisano e o Vice ministro do turismo do Uruguai Benjamin Liberoff, que nos falou sobre o interesse de movimentar ainda mais o turismo uruguaio.

O local escolhido para o intercambio Uruguai/Brasil foi o Rincon Escondido, na Vila Madalena em São Paulo. Espaço aconchegante, com gastronomia típica, que acompanha cervejas e vinhos uruguaios. No menu morcillas, mollejas e as apetitosas parrillas ao molho de chimichurri.

Tivemos uma aula show de churrasco uruguaio com Francisco Mancuso, explanando quantidade de sal, diferentes chamas e temperaturas na churrasqueira, variedade de cortes e assados. Além de prepararmos nosso próprio molho de chimichurri - tudo regado a bons vinhos da carta da casa.

De 10 anos para cá, os vinhos uruguaios ganharam qualidade exponencial, que despertou interesse dentro e fora do país - o enoturismo é uma das atrações favoritas, que o país traz aos apaixonados por vinho.

A variedade francesa Tannat, que reina no Uruguai, também abre espaço a outras cepas como: Cabernet Sauvignos, Pinot Noir, Merlot, Petit Verdot e variedades brancas também.

No uruguaio Rincon Escondido, provamos quatro tintos equilibrados e altamente recomendáveis. Dentre eles: Um Tannat 2015 da vinícola Bodegones del Sur e o Atlántico Sur – Tannat 2014 da Familia Deicas.

Bodegones Del Sur

Principal característica, equilíbrio no paladar e nos aromas. Com apenas dois anos está redondo e gostoso de beber. No nariz notas persistentes de frutas negras (amoras, cerejas e mirtilo), além do cacau e tostados. Na boca é potente e elegante com taninos macios, acidez equilibrada e final intenso.

Atlántico Sur

Familia Deicas é uma das marcas favoritas dos apreciadores. Com vinhedos nas regiões de Progreso, Canelones, Juricó entre outras, produz um Tannat como ninguém. A safra de 2014 está pronta para beber. É a elegância e potencia de mãos dadas. Os aromas reservam cerejas, amoras, mirtilo, notas de violeta, chocolate e tostados. Na boca é macio, com taninos bem trabalhados, concentração e final longo de fruta negra no paladar. Inesquecível.

Já foi ao Uruguai? Já provou algum vinho de lá? Nos conte sua experiência.

Serviço: Ministério do Turismo do Uruguai
Local: Rincon Escondido
Rua Madalena, 69 – Vila Madalena/SP
Tel: (11) 98996-1200
Fotos: Nicolas Diaz Tillard