Cardapios

O italiano Vinum Est apresenta vinhos sem firula e menu diminuto e certeiro


Postada em 23/09/2018 às 14:03
Por Glaucia Balbachan


Come-se bem na charmosa casa da sommelière italiana Anna Rita Zanier, no bairro de Pinheiros. Os vinhos da casa são os protagonistas que ultrapassam 50 rótulos de 10 países do novo e velho mundo. O serviço de vinho é o mais simples e descomplicado. Não há carta, o cliente vai até as prateleiras e escolha sua garrafa para consumir sem frescura, jeito que vem atraindo iniciantes e iniciados já há 2 anos.

No menu enxuto, receitas italianas da própria Anna Rita que trazem no almoço massas frescas e cinco molhos à escolha, além de pratos quentes como lasanha e parmegiana ( valor do executivo R$38,00).
Provamos a Lasanha de berinjela com características muito nítidas, onde a sensação reconfortante de que se tem, é que você e seu apetite não poderiam estar em melhores mãos. Tudo fresco, leve e delicado no sabor.

Para acompanhar os vinhos, que também podem ser servidos em taça (R$22,00), a casa produz seus próprios embutidos, já conhecidos entre os habitués da Vinun Est: Presunto Parma, mortadela com pistache, rosbife e a famosa porquetta, além de pães e queijos.

Em espaço agradável, que se divide em salão principal, que exibe uma máquina italiana de fatiar de frios de 1924, terraço sob videiras e calçada com mesinhas charmosas, conversamos com a Anna Rita sobre a Vinum Est e sua vinda ao Brasil.

Site Empratado: Como nasceu a Vinum Est?

Anna Rita Zanier: Era para ser uma escola de vinho com espaço de cursos, jantares harmonizados e eventos fechados. Mas foi tomando outra forma e o Vinum Est foi nascendo sozinho. Minha família na Itália tem um bar de vinhos, onde as pessoas tomam vinho como café. Aqui a filosofia é a mesma com simplicidade e sem complicar. Fazendo disso um momento de descontração. O vinho é relacionamento – ele complementa a reunião entre as pessoas.

Site Empratado: Como foi sua vinda para o Brasil?

Anna Rita Zanier: Eu saí da Itália pra vir trabalhar no Brasil por meio de um convite da importadora Expand. Sou formada em Administração e nunca achei que iria me mudar para o mundo do vinho. Sim, adoro vinho e gosto de comer bem, mas foi uma surpresa fazer um curso de sommelier na Itália e vir atuar aqui no Brasil. Não havia sommmelière neste período aqui, fui a primeira profissional no Brasil. E na Expand fiquei 16 anos. Foi incrível, ministrei curso e muitos eventos, por isso que aqui seria uma escola.

Site Empratado: O que é o vinho para você?

Anna Rita Zanier: Hoje o vinho é o elemento mais importante na minha vida. Na Europa você conhece o vinho somente da sua da região. Aqui conheci quase todos - as oportunidade de aprender são infinitas. Além de ser um prazer, ele junta pessoas à mesa.

Site Empratado: O que quer dizer est est est?

Anna Rita Zanier: Tudo para mim tem que ter uma história. Séculos atrás havia um bispo alemão, que estava indo numa viagem à Itália – tinha o costume de fazer um cavalheiro ir na frente para ir conhecendo osterias para não tivesse dúvidas que seria bom e que poderia parar com segurança para comer e beber. E o cavalheiro escrevia na porta do estabelecimento a palavra “est”, confirmando que o local era bom. Era uma espécie de código entre os dois. Numa última viagem o cavalheiro escreveu na porta de outra osteria “est! est! est!”, que significava que o local era extremamente bom!

Serviço: Vinum Est

Rua Ferreira de Araujo, 329 – Pinheiros /SP

Tel: (11) 3032-1918

[email protected]

www.facebook.com/vinumest.br

Instagram: @vinumest.br

Fotos: Katiuska Sales