Cardapios

EBÉ: Escola Brasileira de Ecogastronomia enaltece seus pratos orgânicos e fomenta gastronomia sustentável


Postada em 21/09/2018 às 20:26
Por Glaucia Balbachan


Da esquerda para direta: Fabiana Sanches Urbal, Daniela Lisboa e Cassia Cazita

Aberto há pouco tempo no bairro da Saúde em SP, descobrimos um verdadeiro achado gastronômico batizado de: EBÉ – Escola Brasileira de Ecogastronomia. O projeto encantador das sócias e cozinheiras: Fabiana Sanches Urbal, Daniela Lisboa e Cassia Cazita trazem aulas de culinária sustentável, Café & Restaurante, além de um empório com produtos orgânicos de pequenos produtores e artesanais – tudo livre de agrotóxicos e pesticidas.

Em conversa com uma das sócias - Fabiana Sanches Urbal – que trabalhou por longo tempo com o Slow Food e com o Xepa – evento com conceitos ligados com o não desperdício e a uma alimentação sustentável e limpa, ela nos conta sobre a ideia do EBÉ. “A Escola Brasileira de Ecogastronomia é um centro de pesquisas, experimentação e difusão da cultura da gastronomia ecológica. É um Food Think Tank, um Food Lab, onde nós três construímos essa aliança com redes de defesa da segurança alimentar, dos orgânicos, dos agroecológicos, da permacultura, da sustentabilidade e da economia solidária” conta Fabiana.

Além da estrutura de aulas, biblioteca, cozinha experimental e uma horta simpática no fundo do espaço, é possível provar na prática todo esses saberes e sabores no restaurante da Ebé. Todos os dias no almoço o menu traz pratos diferentes todos os dias. As escolhas são vegetarianas e veganas, além de carnes e massas. Com a entrada da primavera, agora o cardápio terá mais sugestões de pratos coloridos com produtos frescos e sazonais.

No executivo sempre uma saladinha ou uma sopa de entrada e como principal no dia provamos um Espaguete fresco com sabor marcante de tomates doces, berinjela macia e mini cenouras al dente, na companhia de uma fatia de pão de longa fermentação – simplesmente delicioso. Outra opção apetitosa e aromática foi a Lazanha com abobrinhas, queijo e carne desfiada. Para acompanhar um suco delicado de jabuticaba feito na hora. Já a sobremesa pode ser fruta da estação, queijo com geleia ou cocada fresca. Antes de fechar a conta, o empório orgânico faz o cliente levar algum item do hortifruti como: ovos, frutas ou vegetais para casa. 

Pratos bem executados regados de princípios e valores, atmosfera agradável, bom preço e serviço cordial. Vale um repeteco!


Serviço: EBE – Escola Brasileira de Ecogastronomia

Rua Apotribu, 101 – Saúde / SP

Tel: (11) 5594-1936

www.ecogastronomia.com.br

Fotos: Katiuska Sales