Goles Velho Mundo

De apreciador a produtor: François-L. Vuitton apresenta sua coleção pessoal de vinhos.


Postada em 18/12/2019 às 00:50
Por Glaucia Balbachan


Grife engarrafada


O ano está quase chegando ao fim, e novembro de 2019 foi marcado por surpresas inusitadas no mundo do vinho. Entre elas a da presença ilustre do produtor de vinhos e tataraneto de Louis Vuitton – François-L. Vuitton.


O evento que aconteceu em SP e RJ foi por conta do lançamento dos vinhos pessoais de François. As duas principais capitais brasileiras serviram de cenário para a degustação de três vinhos de uma linha de 10 rótulos, que ganha o nome de Collection Personnelle Mr. François-L. Vuitton.


Em conversa rápida com o Site Empratado, Mr. François nos contou que de bom apreciador acabou se tornando produtor de vinhos em Bordeaux: “É um sonho realizado. São mais de 35 anos que passeio por vinhedos, que escuto falar em tipos de uvas, adega, clima, solo e terroir. Mas foi um dia que falei com um produtor que apresenta vinhos em Paris e compartilhei a ideia de fazer uma coleção particular e com a ajuda de Patrick e Jacques Bouey chegamos até aqui. E hoje estou no Brasil apresentando o meu sonho realizado”, conta o produtor de vinhos francês.


No período de lançamento no mês de novembro, os responsáveis pela importação dos vinhos bordaleses foi a Tag Luxury Brands, hoje a atual responsável pela distribuição e comercialização da marca Vuitton de vinhos é da empresa Expert Wine.


Os vinhos degustados da coleção foram: Château Cadet-Bon 2014 Grand Cru Classe Saint Emilion, depois o Château Faugères 2014 Grand Cru Classe Saint Emilion e o Château La Gafellière 2012 Premiére Grand Crus Classe Saint Emilion.


Todos os três vinhos são da região de Saint Emilion e trazem na sua composição o corte típico de Merlot e Cabernet franc.



Embora jovens são vinhos que se mostram muito elegantes e vigorosos, com características de frutas vermelhas maduras, defumados, cacau, notas de mentol e madeira bem integrada. Em especial o Château La Gafellière 2012 além da potencia refinada e taninos bem trabalhados, seus sete anos começaram a exibir certas notas terciárias de couro, tabaco com final longo, canudo e marcante em boca.



Serviço: Collection Personnelle Mr. François-L. Vuitton


Onde encontrar: Expert Wine - [email protected]


Tel: (11) 38884-7919


Fotos: Divulgação