Pratologia

História do Carpaccio


Postada em 01/04/2013 às 14:02
Por Glaucia Balbachan


 Carpaccio surgiu em Veneza – Itália. E o seu criador foi Giuseppe Cipriani.


Conhecido por seus drinks famosos como “Bellini” e “Tiziano”, nada lhe deu tanto prestigio quanto as famosas lâminas de carne crua, acompanhadas de molho à base de mostarda.


Tudo deu início no ano de 1950, quando a condessa Amália Nani Moncenigo pediu a seu velho amigo Giuseppe, que lhe preparasse algom com carne crua (rica em ferro) ,exigência do seu médico, que tentava curá-la de uma forte anemia.

O Carpaccio de Giuseppe Cipriani

O trabalho não era nada fácil. Mas a receita acabou sendo um sucesso absoluto. O prato foi batizado, porque naquela época estava acontecendo na cidade, a exposição do pintor renascentista Vittore Carpaccio (1460-1525), conhecido por usar em todas as suas telas vibrantes tons de vermelho. Lembrando a carne crua. As elegantes lâminas de carne chegaram ao Brasil somente na década de 70, trazida por Massimo Ferrari para seu restaurante em São Paulo – o “Massimo”.

O tempo foi passando e o prato começou a ganhar novas variações. Hoje é fácil se encontrar carpaccio de peixes, frutos do mar, frutas, legumes e até queijo. Já os molhos são diversos como de azeitonas, limão, alcaparra, salsinha, sal e pimenta, polvilhado com laminas de queijo parmesão.

Em 1980 morre o criador do carpaccio e quem assume o bar em Veneza é seu filho Arrigo Cipriani. Com o cuidado de não mudar nada na casa, nem na decoração e nem o menu  - é possível andar pela bela Veneza, e ainda hoje degustar um carpaccio, que será servido com a mesma receita criada pelo velho Giuseppe Cipriani.

Receita do carpaccio de carne

300 gramas de lombo paulista

60 ml de maionese

2 colheres de sopa de creme de leite

1 colher de sopa de mostarda

1 colher de sopa de molho inglês

Tabasco

Sal a gosto

Folhas de rúcula

Parmesão

Preparo: Corte as laminas de carne. Misture o creme de leite, mostarda, molho inglês até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e tabasco. Distribua a carne em um prato e coloque o molho no centro, Depois, decore com as folhas de rúcula e o queijo parmesão.