Goles

Wine Experience traz castas do West Coast da Califórnia conquistando novos paladares brasileiros


Postada em 24/06/2013 às 01:24
Por Glaucia Balbachan


Cheers!


O refrescante Chardonnay da Fox Brooks importado pela wine Experience

Pioneira no quesito vinhos californianos em SP, a importadora wine Experience existe há quatro anos no mercado e é responsável pelo chute inicial das castas norte americanas chegarem no Brasil.

Importadora composta por três sócios, sendo um deles brasileiro e o restante americano, Vinícius Peres Saad conta que, a ideia de montar o negócio de vinhos californianos, já vinha de algumas décadas atrás. “Eu estava aliado à vontade de um dos sócios pelo objetivo de trazer vinhos para cá, a proposta foi feita a mim em 2007, mas quando eles notaram com comprovação, que não existia vinho americano nas cartas de SP e restante do país, logo, começamos a trabalhar a fundo no projeto e a nossa primeira importação aconteceu em janeiro de 2009”, conta o sócio e proprietário da wine Experience.
 
O californiano De Lock ( Casta Zinfandel)
 
A vinífera e poderosa Califórnia têm hoje 300 mil vinícolas espalhadas pela região do West Coast dos EUA. Atualmente são mais ou menos 15 importadoras brasileiras, que trabalham com vinhos americanos do novo mundo.
Ascastas mais conhecidas são: Chardonnay, Cabernet, Pinot Grigio, Pinot Noir, Merlot, Malbec, Sauvignon Blanc, espumante Brut e Zinfandel – fortemente comercializado e preferido das mulheres.
De olhos atentos e antenado no que acontece no muito do vinho, o proprietário Vinícius  é formado em relações internacionais e procura estar sempre em cursos, degustações, lê muito sobre o assunto e viaja anualmente para a Califórnia, porque a todo momento uma novidade aparece.
 

 Pinot Noir da vinícola De Loach - Agora no Brasil pela wine Experience
 
Os californianos da wine Experience são facilmente encontrados em lojas especializadas como: wine Stock, Ville Du Vin, Empório SP, Natural da Terra e Restaurantes: Vinheria Percussi, Fasano, Renaissance, Hotel Hayatt e direto com a importadora. Fora de São Paulo podem ser encontrados no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. 
A wine Experience é vinculada diretamente com quatro vinícolas de fora; A Califórnia wine Company – É o 4º maior produtor de vinhos dos Estados Unidos, que juntamente com os três primeiros produtores representam mais de 90% dos vinhos comercializados lá. Que são: Fox Brook, Crane Lake, Forest Ville e Estrella. Os vinhos trazem uvas principalmente de Sonoma, Napa Valley e Grass Valley (Sierra Foothills). É um dos responsáveis pela maior produção e comercialização com baixos preços nos EUA e na exportação.
Depois vem a De Loach – Desde 2003 pertence ao Grupo Francês Boisset, maior produtor de Pinot Noir no mundo. Localizada em Russian River, é o metro quadrado de terroir mais caro do mundo. Próximo do Oceano e com solo mineral os vinhos apresentam elegância.
 
O premiado Cabernet de Joseph Phelps
 
Em seguia a vinícola Lucchesi – vinícola Boutique, suas produções não ultrapassam de 500 caixas por varietal, fica em Grass Valley e a empresa é totalmente familiar. É conhecida por produzir vinhos encorpados como Pinot Grigio, que pede um decanter.
E por fim, a vinícola Joseph Phelps – Um de seus principais vinhos – Insignia conquistou mais de 93 pontos na WS. É presente em boa parte da bibliografia mundial sobre vinhos. Situada em Napa Valley e agora em Sonomia produz exclusivamente as castas de Pinot Noir e Chardonnay, onde o terroir é perfeito.
 
Primeiro começamos com os mais vendidos – Fox Brook Chardonnay: vinho de médio corpo tem aroma de pêra e baunilha e traz o frescor do cítrico e refrescante ao paladar. Vai bem com pratos leves. 12,5% de teor alcoólico. 
 
De Loch – Zinfadel: Elegante e complexo no aroma, há presença de cremosidade e sabores de cereja, framboesa e morango. Com pouca madeira, seu tanino é suave e equilibrado. 13,5% de teor alcoólico.
 
De Loch – Pinot Noir 2011: Um dos mais produzidos e apreciados, o Pinot Noir traz aromas de geléia de morango com toque de menta. Apresenta taninos finos e o retrogosto é percebido por cereja e tabaco. Gastronômico, vai bem com carne vermelha. 13,5% de teor alcoólico.
 
Joseph Phelps – Insignia 2008: Equilibrado e intenso o Cabernet possui camadas aromáticas de café torrado e grafite. A base de frutos negros maduros traz mineralidade e cremosidade que unem no palato. Groselha e anis se fazem presentes na boca. Envelhecido por 24 meses em barricas novas de carvalho novo. 14,5 % de teor alcoólico.
 
Serviço: wine Experience
Rua Clodomiro Amazonas, 1422 – Vila Nova Conceição/SP
Tel: (11) 5093-9993
www.wineexperience.com.br
Fotos: Divulgação