Goles Velho Mundo

A representatividade dos vinhos portugueses na Prowine SP


Postada em 27/10/2023 às 08:08
Por Glaucia Balbachan


A maios feira de vinhos de todas as Américas, a Prowine SP, aconteceu nos dias 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte. A grandiosa feira de vinhos trouxe representatividade principalmente ao setor B2B. Nesta edição a feira apresentou 900 produtos entre vinhos e destilados. Só o Brasil apresentou 195 marcas e países mais pitorescos como Irlanda, Israel, Peru, Turquia, Líbano, Moldávia e Grécia trouxeram bons exemplares para degustação.

Países do velho mundo como Portugal puderam impactar significativamente quem passou pela Prowine. Uma gama numerosa de produtores de todas as regiões portuguesas de vinhos estavam exibindo seus rótulos com boas surpresas. Começando com o Free Tasting, onde foram escolhidos a dedo brancos, rosé e tintos de diversos estilos, terroirs, regiões e métodos de elaboração. Uma riqueza ampla aos olhos e muitos paladares do Dão ao Algarve.

Em entrevista rápida com o responsável pela marca que representa os Vinhos de Portugal, Frederico Falcão, conversou com o Empratado, enquanto fazía a degustação e a apresentação no Free Tasting português.

Empratado: O que faz os vinhos da Vini Portugal serem tão especiais?

Frederico Falcão: Portugal tem hoje um nível muito alto no que toca a qualidade de vinhos. Não vou dizer que os nossos vinhos são melhores ou piores que os outros, mas são diferentes. E aquilo que nos faz diferentes é a riqueza de terroirs, das mais de 250 uvas nativas e do conhecimento em trabalhar estas uvas. Esta riqueza faz a diferença dos Vinhos de Portugal.

Empratado: Qual o maior objetivo e onde pretendem chegar?

Frederico Falcão: Temos um objetivo de atingir os 1.000 milhões de euros em 2023. Mas mais do que este valor, queremos crescer em valor e em preço médio. Queremos aumentar a notoriedade dos vinhos de Portugal.

Empratado: Os vinhos portugueses estão presentes em quantos países?

Frederico Falcão: Estamos presentes em quase todos os países do Mundo. Nós, enquanto promotores da marca Vinhos de Portugal, fazemos promoção em 21 países.

Empratado: O futuro do vinho está no passado?

Frederico Falcão: Estamos a voltar ao passado para buscar mais o terroir local, embora com mais conhecimento para fazer bons vinhos. Esta conjugação de conhecimento e tradição, está a trazer ao mercado vinhos diferentes e autênticos.

Empratado: O que é um bom vinho para você?

Frederico Falcão: A definição de um bom vinho é muito complexa. Um bom vinho terá de ser um vinho sem defeitos, mas o prazer que nos transmite depende muito do momento, da comida, das pessoas com quem estamos e, no fundo, do nosso estado de espírito.

Empratado: Quando o consumidor brasileiro abrir uma garrafa de vinho português, o que ele pode esperar?

Frederico Falcão: O consumidor brasileiro, ao abrir um vinho português irá encontrar um vinho de boa qualidade, com preço razoável e com muita personalidade. Essa é a característica dos vinhos portugueses. Temos vinhos para todas as ocasiões e que irão surpreender quem os consome.

Empratado: Numa ótica comercial, como foi a Prowine desse ano?

Frederico Falcão: A Prowine correu muito bem, com a maior representação de sempre de produtores portugueses. Tivemos mais de 15.000 visitantes no evento, que tiveram a oportunidade de conhecer a excelência e diversidade dos Vinhos de Portugal.

 

Serviço: Prowine São Paulo – 2023

Instagram: @vinhosdeportugal_br

www.prowinesaopaulo.com.br

Foto: Empratado