Cardapios Velho Mundo

O Brasil é sede dos azeites de oliva da Espanha


Postada em 15/05/2023 às 09:50
Por Glaucia Balbachan


Ouro líquido hispânico em terras brasileiras

Com o slogan de “Azeites de Oliva da Espanha, Os Mais Premiados do Mundo”, a Espanha se destaca como líder com seus azeites preciosos de oliva e escolhe o Brasil como sede do produto e lança campanha com ações e eventos durante toda temporada de 2023 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O lançamento aconteceu no dia 02 de maio no restaurante Casa Manioca em SP e foi marcado por uma masterclass, degustação de azeites das variedades de azeitonas Hojiblanca e Picudo, Arbequina e Picual, além de um almoço memorável com o menu elaborado pela Chef Helena Rizzo de quatro tempos harmonizado especialmente com os azeites espanhóis.

O objetivo dessa campanha é trazer para o consumidor brasileiro informações sobre a qualidade superlativa dos azeites espanhóis, que continuam liderando por 10 anos no mercado mundial segundo a organização sem fins lucrativos Best World’s Olive Oils.

O Brasil foi escolhido para o lançamento por ser um dos maiores consumidores de azeite e por ser o segundo maior importador de azeites fora da União Europeia, apenas perdendo para os Estados Unidos. Por outro lado, a Espanha é o produtor mais importante de azeites de oliva do mundo. São responsáveis por quase 50% de todo o azeite vendido no planeta.

“Os Azeites de Oliva de Espanha são um ingrediente fundamental numa alimentação saudável. Além disso, harmonizam-se perfeitamente com a culinária brasileira, rica em sabores e texturas”, comenta Teresa Pérez, Gerente da Organização.

São plantadas mais de 200 variedades de azeitonas na Espanha, onde o terroir mais seco faz com que o sistema de produção seja rico. A Espanha e a Grécia são os consumidores percapta mais importantes em relação ao mundo.

Suas notas aromáticas se encontram frutas, folhas e ervas frescas e no paladar sente-se a potência, picância ou amargor como características comuns.
Para um azeite ser considerado legítimo é necessário que na composição haja apenas o sumo das azeitonas, a inclusão de outros óleos ou mesmo ervas o fará perder o título de azeite.

Com o aumento considerável do consumo no país, o azeite já faz parte do dia-a-dia do brasileiro como fonte de gordura benéfica à saúde. São lipídios, antioxidantes e polifenóis que compõe a dieta mediterrânea com 40 ml (2 ou 4 colheres de sopa) por dia.

Andaluzia é o local na Espanha que mais produz azeites. A acidez nunca se sente na boca e sim medida em laboratório. E se pode cozinhar com azeite? Sim! Pode e deve, incluindo frituras. O azeite é uma gordura que demora a se degradar em altas temperaturas.

Como conservar?

O azeite pode rancificar e oxidar, para isso é importante mantê-lo longe do calor e luz com a tampa bem fechada. Outra dica é procurar escolher frascos de vidro escuros como forma de proteção.

A presença dos Azeites de Oliva da Espanha promete valorizar a gastronomia local pelas mídias televisivas, radio, influenciadores digitais, eventos, redes sociais e profissionais da gastronomia além de ações em supermercados de todo país.

Aconteceu por exemplo, nos dias 6 e 7 de maio o evento aberto ao público e para influenciadores no Shopping JK Iguatemi em SP com master classes, shows de culinária e show de mixología com Azeites de Oliva Espanha.

Durante todo o ano vai acontecer happy hours, feiras gastronômicas, aulas de culinária profissional, seminários e exposições em centenas de ponto de venda nos principais supermercados.

 

Serviço: Azeites de oliva da Espanha

Instagram: @azeitesdeolivadaespanha

http://osazeitesdaespanha.com

Fotos: Azeites de oliva da Espanha