Receitas

O Chef Renato Carioni traz duas apetitosas receitas com queijos especiais para o Dia das Mães


Postada em 09/05/2014 às 01:50
Por Glaucia Balbachan


A data por natureza já é marcante, com isso, o Chef Renato Carioni do Restaurante Così desenvolveu duas saborosas receitas especiais para o Dia das Mães, com uma das matérias-primas mais significativas da França – O queijo. 

Os queijos sugeridos estão inclusos na Campanha “Queijos Saborosos, Momentos Prazerosos”, lançado no Centro Nacional Interpofissional da Economia Leiteira, para aproximar os brasileiros destes, que são elemento chave da gastronomia francesa. 

 
 
SALADA DE CAMEMBERT E CAQUI COM VINAGRETE DE MEL
 
 
 Esta salada apresenta a mistura de ingredientes bem brasileiros, como o caqui, com outros bem franceses, como o Camembert, e destaca a perfeita combinação entre o sabor agridoce da fruta com o paladar intenso do queijo.
 
PARA A SALADA
Ingredientes
500 g de queijo Camembert
2 caquis maduros
4 punhados bem cheios de mix de brotos de folhas verdes (ou mix de folhas verdes)
 
Modo de Preparo
1 – Corte os caquis ao meio e retire os caroços. Corte as metades em gomos. Use meio caqui por pessoa.
2 – Fatie o queijo em triângulos grandes e iguais.
3 – Lave o mix de brotos de folhas verdes (ou o mix de folhas verdes). O ideal é lavá-lo em água corrente fria e, em seguida, secá-lo.
4 – Em um prato, disponha o mix de brotos de folhas verdes em três montinhos. À frente de cada um, coloque um triângulo de Camembert e um gomo de caqui. 
 
PARA A VINAGRETE
Ingredientes
1 colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de vinagre branco (de preferência, de maçã)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes. Regue a salada com a vinagrete e sirva em seguida.
Serve: 4 pessoas
 
 
CRÊPE DE BLEU D’AUVERGNE, MACADÂMIAS E DAMASCOS
 
 
O sabor marcante e levemente picante do queijo azul – Bleu d’Auvergne – combina perfeitamente com nozes – em especial, nesta receita, com as macadâmias. Mas aqui, o segredo do sucesso são os damascos, que enriquecem ainda mais a combinação.
 
PARA A MASSA
Ingredientes
1 ovo
250 ml de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
50 g de manteiga derretida
1 pitada de sal
 
Modo de Preparo
 
1 - Em um saladeiro grande, misture todos os ingredientes com o auxílio de um “fouet” (utensílio usado para bater ingredientes) até obter um líquido homogêneo. Leve à geladeira e deixe descansar por 30 minutos.
2 - Enquanto isso prepare o recheio (veja a receita abaixo).
3 - Depois do tempo do descanso da massa e com o recheio já preparado, aqueça uma frigideira antiaderente de fundo grosso e espalhe um pouquinho de óleo ou de manteiga.
4 - Mexa bem a massa. Com uma mão, levante a frigideira e com a outra, coloque a massa com uma concha média (que também serve de medida). Faça um movimento circular com a frigideira para cobrir todo o fundo. Leve-a à fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, vire a massa com auxílio de uma espátula para dourar do outro lado. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira para um prato, espalhe mais um pouquinho de manteiga ou óleo na frigideira e repita o procedimento, até a massa acabar. 
 
PARA O RECHEIO
 
Ingredientes
200 g de queijo Bleu d’Auvergne
100 g de macadâmias torradas
50 g de damascos
50 ml de creme de leite fresco
 
Modo de Preparo
Em uma tigela grande, amasse o Bleu d’Auvergne com um garfo e misture os demais ingredientes. 
 
PARA A MONTAGEM
Modo de Preparo
1 – Preaqueça o forno a 160°C.
2 – Coloque cerca de 2 colheres (sopa) de recheio na ponta da última panqueca da pilha. Enrole pressionando para que o recheio fique firme. Transfira para um refratário grande e repita o procedimento com os outros discos de panqueca.
3 – Leve ao forno por cerca de 3 minutos ou até dourar. Sirva com pedaços de queijo, macadâmias e pedaços de damasco sobre as crepes. Regue com um fio de azeite de oliva.
Serve: 4 pessoas