Goles

MOVI: O prodigioso movimento de vinhateiros chilenos fascina São Paulo


Postada em 16/10/2018 às 01:00
Por Glaucia Balbachan


O MOVI – Movimento de Vinhateiros Independentes do Chile, chegou ao Brasil e se instalou no Museu do vinho em SP, para evento exclusivo. 

Este movimento que já vem chamando atenção de quem gosta de vinho chileno, começou com um grupo de pequenos produtores de alta qualidade em 2009 e o maior objetivo é apresentar uma nova maneira de ver o vinho chileno de forma mais artesanal, singular e longe da industrialização em larga escala.

Hoje o MOVI Chile já são 35 produtores, que são orgânicos, biodinâmicos, seco, terroir, assinatura de vinhos e vinhos de garagem. Cada um com seu estilo que reflete caráter, identidade de sua origem da mão do produtor. Em eventos ou apresentações cada parceiro pode expor os vinhos de outros como se fossem deles e foi exatamente o que aconteceu no Movi Chile em SP.

Regado à boa musica, o Movi envolveu os amantes de vinho nos dois andares do Museu do vinho com as categorias de vinho: Novo Chile, Clássicos reinterpretados e o Antigo agora é Novo. O descontraído evento chileno se dividiu por flights, onde os enólogos apresentaram vinhos pessoais de diversas regiões como: Casablanca, Costa do Maipo, Cachapoal, Calchagua ate chegar ao Vale del Bueno.

Na sua maioria são milhares de hectares arados por cavalos na região do Vale do Maule onde nunca teve muito valor e felizmente graças as variedades Carignan, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc as atenções foram voltadas ao Maule. Já o norte do Chile, bem ao meio do deserto do Atacama nasce os vinhos centenários - o Pajarete.

Em degustação, cada flight tornou-se uma grata surpresa de qualidade exponencial. Uma característica marcante e atraente são os rótulos criativos, que despertam a curiosidade pra saber o que se trata o vinho. Espumantes super frescos como: Aí Brut (blend delicioso de Chardonnay e Pinot Noir) de Mujer Andina e o espumante Inquieto do OC Wines são ótimas oportunidades para conhecer o trabalho encantador das borbulhas chilenas.

Quanto aos brancos o vinho é Le Chardonay Grand Vin do produtor Villard - de acidez deliciosa (importado pela Decanter). Entre os tintos o malbec redondo da Nerkihue Quiebre, o elegante e marcante Lemu Malbec/Syrah de Maurizio Garibaldi e o persistente Rukumilla Golden Breast mostraram personalidade forte vinda desses produtores.

Já o BOWines de Alvin Miranda traz seu Carignan Fillo e seu blend Malcriado frutado e cheio de sutileza ( importado por Sommelier4you). E como o melhor sempre fica para o fim, fechamos o nosso tasting com o Pillo de Panamá da OWM Wines criado pelo enólogo Jaime Nunez Sunkel, que é a quarta geração da vinícola familiar, onde apresenta um trabalho mais artesanal e cuidadoso, que nos chamou atenção – claro pelo rotulo, mas pela potencia e elegância que caminham juntas no seu vinho. Trata-se de um blend de Cabernet Sauvignon e Syrah. Bem frutado, especiarias, frescor e taninos macios. O final traz gosto de fruta na boca. Impressionantemente bom!

Preços e compra dos vinhos é possível checar no próprio site do Movi Chile e se quiser conhecer essa historia de perto – é possível fazer um tour pelas vinícolas com o MOVI Tours acessando www.movi.cl e acompanhe esse vinhateiros pelo Instagram: @movichile

 

Serviço: MOVI Night São Paulo 2019

Acesse: www.movi.cl

Instagram: @movichile

Fotos: Site Empratado