Cardapios

Mitad del Mundo: São Paulo ganha a gastronomia tropical do Equador


Postada em 08/02/2022 às 17:43
Por Glaucia Balbachan


País conhecido por estar no marco zero do planeta, por suas rosas, por seu famoso chapéu Panamá e por sua gastronomia tropical, o Equador chega à SP de forma inédita e marcante com suas cores e sabores

O projeto começou antes da pandemia e era só uma questão de encontrar o local certo para começar as obras. O restaurante Mitad del Mundo apresenta uma gastronomia equatoriana conceitual, sendo 90% dos pratos equatorianos e 10% do menu com toque brasileiro nos pratos da nova casa.

Os idealizadores e responsáveis pelo desejo pioneiro de trazer comida equatoriana para o Brasil são o CEO Gustavo Xavier Diaz Jácome e o chef Juan José Martínez Dueñas, que vinham e amavam o Brasil e para eles só faltava a gastronomia equatoriana em São Paulo.

“Disseminar o legado do Equador no Brasil é um dos meus grandes objetivos, além da saudade da comida da minha terra natal. Em 15 anos aqui, vivi todos os tipos de experiências gastronômicas, mas nunca vi a comida equatoriana, até que recentemente, decidi empreender e desenvolver o conceito do restaurante. Gastronomia tropical, cheia de sabor e surpresas, um pedacinho do Equador no país”, relata Gustavo Xavier.

Fazendo fronteira com o Peru e Colômbia, o Equador traz uma riqueza infinita de matéria-prima, entre elas a banana da terra verde e acima de tudo, o coentro – insumo bastante conhecido por aqui.

Segundo o chef Juan, todo o Sul da América na costa do Pacífico tem seu próprio ceviche. “O que diferencia o ceviche equatoriano dos outros são os molhos e os frutos do mar, que são cozinhos. Nossa comida é colorida com temperos como coentro, urucum, cominho e se me perguntasse, de que parte do Brasil nossa gastronomia é parecida, eu diria a Bahia”, conta.

Todos os ingredientes da casa são brasileiros, porque importar seria inviável para o projeto. Os insumos mais próximos seriam os peruanos, que estão mais tempo no Brasil. O Equador agrega influencias gastronômicas da Espanha, África e Caribe, porem sobretudo, suas raízes são Incas.

“É um sonho cozinhar e mostrar um pedaço do Equador”, menciona o Chef do Mitad Del Mundo.

No menu, comece com os Patacones com queijo e sal prieta. É uma espécie de canapé equatoriano muito saboroso e leve. São discos de banana da terra frito com queijo branco e sal prieta (tempero típico equatoriano de amendoim). A banana vira uma massinha frita, que lembra batata frita no paladar. É uma entrada saborosa e sutil no coentro.

Ainda nos petiscos prove as Bolas de pernil – são bolinhos de textura crocante e recheio de pernil cremoso, que passou marinando 3 dias em cerveja e depois teve 17 horas no forno. É muito bom. Molho de BBQ de frutas vermelhas são feitos na casa e vem como acompanhando.

Se gostar de camarão, uma inusitada e atraente opção, fica por conta dos Llapingachos com camarões. Trata-se de camarões, que passaram primeiro pelo alho, onde vão parar sobre tortillas cremosas de batatas com toque equilibrado de dendê, amendoim e gengibre - Sem erro!

Sem você não dispenda um bom Ceviche, é uma ótima oportunidade para conhecer a versão da cordilheira equatoriana do prato. O Ceviche de Camarão é servido no suco de laranja e tomate e a pipoca e os chips de banana da terra sempre estão acompanhando. No paladar o ceviche é equilibrado no sabor, é refrescante com contrastes e texturas, onde o acompanhamento faz fusão adorável.

Por fim, o Arroz Marinero, parece uma moqueca, só que melhor. É cremosa e traz coco ralado, leite de coco e frutos do mar salteados no azeite de dendê, vegetais e molho de soja.

Enquanto os pratos chegavam, o Chef Juan dava uma aula de cultura gastronômica do Equador de forma encantadora nas mesas.

E para fechar a experiência com sorriso de orelha a orelha – uma farta fatia de Tres leches. É um bolo famoso nos países da América latina, que vai leite de coco, creme de leite, leite condensado e nessa versão um toque de maracujá. A massa é leve e molhadinha. Tem que provar.

Os pratos são bem executados, a cozinha equatoriano é atraente e a considero irresistível. Uma característica muito nítida é a sensação reconfortante de que você e seu apetite não poderiam estar em melhores mãos. Vale a visita!

 

Serviço: Mitad del Mundo

Rua:Florida,1771 – Brooklin/SP

Tel: (11) 94445-1275

Instagram: @mitaddelmunobr

Fotos: Site Empratado