Goles Velho Mundo

Os adoráveis vinhos brancos e harmonizações sem erro!


Postada em 16/12/2021 às 15:13
Por Glaucia Balbachan


Os vinhos brancos estão se tornando cada vez mais populares no nosso país, principalmente por serem bebidas mais frescas e leves, que combinam muito bem com o clima brasileiro. Mas, é possível encontrar no mercado, vinhos brancos dos mais diversos tipos e com grande variedade de uvas, incluindo os sedosos, amanteigados e principalmente os cítricos e refrescantes, que são ótimos para acompanhar seu prato nas festas de fim de ano.

Para te ajudar a escolher seus vinhos brancos e poder harmonizá-lo com segurança, o caviste João F. Clemente do Caviste.Online, escolheu três rótulos com harmonizações sem erro para o seu evento em família:

Eu que adoro vinhos brancos, sempre busco harmonizações dos mais variados estilos. Temos uma costa incrível com farta disponibilidade de peixes, crustáceos e frutos do mar, mas poucos se aventuram em outros campos como as carnes. Eis algumas sugestões, umas mais tradicionais e outras buscando novas experiências sensoriais.

1 – O tradicional Bacalhau prato de celebrações como Páscoa e Natal, pede tanto tintos (receitas mais pesadas) como brancos. Um vinho que curto demais com Bacalhau à Lagareiro é o Quinta de Linhares Avesso, uma uva pouco explorada como varietal, mas que é uma grande dica para o prato. Diferentemente dos Vinhos Verdes tradicionais mais leves e que combinam mais com frituras, o Avesso possui uma acidez um ponto abaixo das uvas mais conhecidas como a Loureiro e a Alvarinho, porém possui um pouco mais de corpo. Esta combinação de características organolépticas casa à perfeição com o prato.

2 – Carne de porco, do tradicional pernil às costelinhas na brasa passando pelas famosas linguiças, são deliciosas combinações com vinhos brancos frescos de ótima acidez e matizes cítricas. Eu gosto muito dos portugueses elaborados com corte de Alvarinho com Trajadura, como o Dona Paterna também de nosso portfólio, porém para mudar a origem fica aqui a minha dica para você sair fora da caixinha e ousar, o delicioso Arenile Pecorino com boa acidez e notas minerais com uma um toque de nectarina tanto no olfato como na boca onde aparecem também notas de frutos brancos, uma grata e agradável surpresa, tenham a certeza.

3 – Feijoada é mas, não se espante e não torça o nariz não, mais uma vez vamos cair no colo de Portugal e sua rica vinicultura com uvas diferenciadas. Portugal tem brancos incríveis, vale explorar e neste caso eu recomendo muito o Paxis Arinto. A Arinto é uma uva de muito boa acidez e traz com ela notas cítricas como maçã verde, limão siciliano e limão taiti, que chamam a atenção e cortam a untuosidade do prato majestosamente. O Paxis Arinto refresca fazendo as vezes da laranja na composição do prato. Vai por mim, voe, abra suas asas para sabores e sensações diferentes sem medo de ser feliz.

No mais são bons acompanhantes para peixes e frutos do mar, já pensando nas férias de verão na praia ou piscina. Como costumo sempre dizer, os vinhos brancos são a pós graduação dos enófilos, entra nessa você também.

Garanta sua seus vinhos brancos acessando: https://www.caviste.online/branco