Goles

A delicadeza do Rosé provençal do Château de Pourcieux


Postada em 02/08/2021 às 17:23
Por Glaucia Balbachan


A importadora Cantú promoveu uma serie de master classes com o tema França para divulgar seu portifólio francês e para colocar produtores em tempo real de forma online em contato direto com sommeliers, jornalistas de vinho e enófilos.

O produtor escolhido no dia foi da região da Provence. Trata-se do Château de Pourcieux. Propriedade com 27 hectares, a marca de vinhos familiar, começou suas atividades em 1760 na Côtes de Provence em Sainte Victoire.

Seu Rosé de clima mediterrâneo é seu carro chefe, mas outras uvas também são cultivadas como as principais – Syrah, Grenache e Cinsault e cepas secundárias - Rolle e Cabernet Sauvignon.

Passando pelo segundo ano de conversão para orgânico, em 2017 a vinícola ganhou novas instalações de uma adega moderna no meio de seus vinhedos. É tradição e tecnologia de mãos dadas, onde as uvas são colhidas no período noturno por conta das altas temperaturas do sul da França.

Com um mix de solos de pedras e argila, o clima e terroir é o que beneficia o cultivo e vinificação do Rosé Cotê de Provence 2020. A cor é a primeira coisa que constata a origem do vinho. Clarinho e encantador.

De boa intensidade aromática, o Rosé é um blend de Syrah, Grenache e Cinsault. Com maturação em surlie e com passagem por tanque Inox, no nariz frutas vermelhas em especial morango e cerejas, notas florais e muito frescor. No paladar corpo médio, acidez gostosa, muita cereja, delicadeza e fim de fruta na boca com uma pimentinha. É ótima companhia para camarão e sushi.

Aos que gostam de enoturismo, o Château de Pourcieux não tem estrutura, mas recebem com prazer.

 

 Serviço: Cantú Masterweek França

Produtor Château de Pourcieux

www.cantuemportadora.com.br

Foto: Site Empratado