Cardapios

Finger foods: A gastronomia delicada e criativa que vem ganhando atenção e adeptos


Postada em 01/04/2013 às 16:01
Por Glaucia Balbachan


A culinária diminuta!


Pequena entrada, que já era famosa nas festas do século XVIII na França, o canapé ganhou um termo novo nas cenas da gastronomia atual chamada agora de Finger Food. Diz à lenda, que a expressão foi criada pela atriz Joan Collins, quando começou a pedir por aperitivos pequenos para comê-los com as mãos, para não borrar seu batom.

Comida que despensa talheres e que sugere segurá-los com os dedos, hoje em dia esse nicho gastronômico está presente em diversos eventos comemorativos e cada vez mais ganha público nas empresas, festas e recepções. Os produtos e apresentações são diversos para a criação do petisco, desde a clássica base de pão até palitos, copinhos, colheres e por aí vai... É um tipo de gastronomia em miniatura. É prático e normalmente nas recepções é degustado em pé.

Com a consultoria do chef e professor de gastronomia Eiji Tomimatsu, descobrimos que o canapé, segundo Alan Davidson, em The Oxford Companion to Food – é uma palavra francesa que significa sofá ou assentamento, tornando um termo culinário no final do século XVIII, quando foi utilizada para designar produções onde uma fina camada de pão torrado (ou frito), servia como base para diversos tipos de cobertura.

Por volta de 1890, o termo dessa gastronomia começou a ser usado em inglês também. Atualmente a expressão “canapé” não é mais usada na França – sendo substituída por outras como: “ amuse gueulle” ou “ savouries” em inglês. Em algumas bibliografias foram encontrados, também outros nomes para essa delícia muito consumida no Brasil, Estados Unidos e Europa como: “appetizers” ou” hours d’oeuvres”.

Aproveitando que este petisco clássico ou com nova roupagem está ganhando destaque no mercado, o Empratado listou quatro opções para encontrar o tão cobiçado finger food para todos os gostos e estilos.

 

Canapés Giovanini

Inaugurado em abril de 2010, na cidade maravilhosa pela carioca Fernanda Giovanini, a idéia de lidar com os canapés surgiu quando fazia festas familiares. O questionamento era tanto para ela trabalhar profissionalmente nesta área, que ela resolveu abraçar a gastronomia artesanal dos finger foods, que acabou virando paixão. Seu processo de criação vem dos experimentos em cozinha. Clássicos com base de pão é possível encontrar no seu menu 30 tipos supersaborosos de canapés. Entre eles estão: lombo com mostarda e mel, macadâmia com geléia de laranja, nozes com geléia de cupuaçu e manga, salmão oriental com salmão defumado umedecido no molho teriyaki, sobre cream cheese e mix de gergelin e endro em entre outros.

Onde encontrar: www.canapesgiovanini.com.br  

http://culinariadelicada.blogspot.com

 Tel: (21) 2247-9972 / (21) 8198-6488

Foto: Digulgação

 


Petit et Joli sabor & Cia

Liderada pela equipe feminina - Soraia Felício, Gabriela Nunes e Monique Nunes, o Petit et Joli surgiu em 2005, por apreso à gastronomia. Hoje a empresa faz todos os tipos de evento. Pesquisa na internet, leitura de livros e programas de TV às mantêm antenadas em relação à gastronomia que se transforma o tempo todo. Isso, porque a criatividade é praticamente sem fim quando se trata desse petisco cheio de design. Os finger foods da Petit et Joli são atraentes aos olhos e paladar e chamam atenção por sua delicadeza. A empresa produz grande variedade dessas delícias.

Com carinho, dedicação e trabalhando como uma família o objetivo é de estender suas criações para quem ainda não conhece.

Onde encontrar: http://www.petitetjolisaborecia.blogspot.com/

Tel: (11) 3452-3258 / (11) 7646-4275

Foto: Divulgação

 

Finger Food

No mercado há cinco anos, a finger food surgiu quando começou  haver aumento da demanda nesse mercado. Conhecidos por sua criatividade e apresentação impecável, atualmente produzem mais de 100 tipos diferentes de finger foods. Seu público–alvo são pessoas que gostam de inovar e surpreender em seus eventos. Segundo o chef Fábio Guerra, o conceito da empresa é tudo aquilo que se come com a mão em uma só mordida. A proposta da Finger food é facilitar a vida de quem está organizando eventos.

 Onde encontrar: http://www.fingerfood.com.br/

Tel: (11) 3501-0693 / (11) 3501-1637

Foto: Divulgação 

 


Red gastronomia Criativa

Com seis anos de experiência no mercado, o Buffet especializado em todos os eventos conta com os finger foods para a maioria das festas que produzem. “É uma entrada significativa na maioria dos eventos", conta o chef Marcelo Zanelatto. Viagens e livros são suporte no processo de criação, além de experiências na cozinha. São produzidos mais de 30 tipos de finger foods e o perfil de clientes é variado. O objetivo é conquistar o mercado com novidade.

Onde encontrar: http://www.redgastronomia.com.br/

Tel: (11) 3801-8405

Foto: Ramon DG – (Estúdio Pavão)

Bruno Pavão – www.brunopavao.com.br