Cardapios

Doce clássico siciliano ganha novo espaço em São Paulo


Postada em 01/04/2013 às 23:32
Por Glaucia Balbachan


Proposta do chef Paulistano de produzir cannoli original italiano à moda confort food, rende uma cannoleria na Vila Mariana


Formado no Brasil e com experiência profissional na Europa, o chef Alexandre Leggieri sempre trabalhou na área da gastronomia italiana. Filho de pai e mãe italianos, sempre apreciou uma boa pasta e bons cannolis feitos por sua família. O chef contou ao Empratado, que começou a produzir os cannolis para amigos, familiares e hoje devido ao número de pedidos, precisou montar uma cozinha industrial, para preparar seus saborosos canudos.


 










Os coloridos canollis

Como achava difícil encontrar um bom cannoli em São Paulo – produto que, em sua opinião está em falta no mercado – foi o primeiro passo para dar início ao seu trabalho. Em seguida, viu a matéria do chef Carlos Bertolazzi no site iG, sobre os cannolis , que foi o que deu o “start”para a sua idéia. Diferentes dos cannolis por aí, Leggieri segue a linha clássica de sua família italiana na elaboração dos “caninhos doces”, que é a combinação de uma massa fina e frita em forma cilíndrica bem recheada.

Segundo o chef e proprietário da cannoleria, o cannoli clássico siciliano é a massa crocante recheada de creme de ricota, frutas cristalizadas, essência de flor de laranjeira libanesa (vai tanto à massa quando no recheio) e nas pontas cereja de um lado e pistache na outra ponta para decorar (mas é possível variar com cereja verde, damasco e por aí vai...) é um doce de carnaval, portanto é bem colorido e alegre!

 

A crocância da massa e a cremosidade do recheio do doce siciliano, que atraiu os clientes. É um doce de sabor suave. Além do clássico que não abre mão, o especialista no canudo italiano faz outras versões para aqueles com o paladar mais açucarado como o sabor de Nutella e Romeu e Julieta, que é de comer rezando.

Sua inspiração está nos princípios culinários de sua nona italiana, que vai do preparo artesanal da massa sequinha e leve até o recheio colocado com a colher um por um seguindo a receita religiosamente. Mais confort food que isso, impossível!

Os canudos recheados / foto: Ramon DG - Estúdio Pavão

Com 10 anos de estrada na gastronomia, o chef Alexandre se dedica aos cannolis há quase dois anos. Seu público alvo é composto por gourmets e por interessados no doce da região da Sicília. Seu objetivo é presentear a colônia italiana e por quem se sente italiano.

Sua produção semanal não passa de 400 cannolis preparados com técnica e paixão. As vendas são feitas por telefone, por email e pelo facebook.

A cannoleria é intimista e aconchegante. É um espaço gourmet que se degusta e já se faz as encomendas. Alguns objetos como máquinas de fazer macarrão, livros de culinária, até o passaporte italiano compõe a decoração do local. Perfeito para degustar um cannoli fresquinho na companhia carismática do chef. A casa passa a sensação do conforto da casa da nossa avó, tem coisa melhor?

Preço: R$ 4,00 a unidade e encomendas por telefone.

 

Serviço: Cannoleria

Rua Botucatu, 37 Vila Mariana – SP

Tel: (11) 5081-3088


 facebook.com/Alexandre Leggieri

http://cannoleria.blogspot.com/

 

Fotos: Bruno Pavão - www.brunopavao.com.br