Goles

Serra gaúcha traz a força e a delicadeza dos pequenos produtores de vinho brasileiro


Postada em 20/10/2013 às 16:48
Por Glaucia Balbachan


No cenário atual da vitivinicultura do país, quando se fala em produtos brasileiros, sempre é gerada uma expectativa e um consenso comum. A cada safra que passa, os vinhos estão em fase qualitativa. Na Serra Gaúcha são mais de 700 vinícolas cadastradas e com terroir e características particulares – se há bons resultados na taça, há espaço garantido para os pequenos produtores no mercado. 

Na 1ª Enotour.DOC o contato foi com mais de 100 rótulos de 15 produtores, entre eles grandes e pequenos. Nas pequenas vinícolas o atraente está na singularidade e nas pequenas quantidades produzidas. A proposta soa como exclusividade no atendimento e no paladar.

Vallontano – Vinhos Nobres

Adepta da filosofia terroirista, a Vallontano exprime em cada um de seus vinhos um profundo respeito ao solo, clima e cultura local. Localizada no Vale dos Vinhedos é uma das menores produtoras do Brasil, que elabora vinhos e espumantes com métodos não intervencionistas. São vinhos que possuem identidade própria e trazem a elegância e refinamento no sabor.

Serviço: Vallontano Vinhos Nobres

Fone: (54) 3459-1006

www.vallontano.com.br


Aracuri - Vinhos Finos

A Aracuri fica localizada bem no coração dos Campos de Cima da Serra. Devido ao clima e altas altitudes, as características conferem maturação lenta das uvas, resultando em vinhos com coloração e aromas intensos, além da acidez e corpo equilibrados. A primeira safra foi em 2005 com a casta de Cabernet Sauvignon. Depois o Merlot, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir. As uvas são colhidas manualmente e processadas com o objetivo de manter as características dos Campos de Cima da Serra.

Serviço: Aracuri Vinhos Finos

Tel: (54) 9689-6590

www.aracuri.com.br


Vinícola Maximo Boschi

A proposta acima de tudo é mostrar que o vinho nacional tem qualidade e diversificação enorme de produtos. Com a tradição e experiência hoje, a tradição aliada à tecnologia de mudas importadas, leveduras selecionadas para uma boa elaboração, amadurecimento do vinho em barricas de carvalho e o envelhecimento nas garrafas trazem todo resultado mesmo com produção modesta.

Serviço: vinícola Maximo Boschi

Tel: (54) 9113-1314

www.maximoboschi.com.br

Don Guerino

A Don Guerino começou suas atividades em 2000 em Alto Feliz, na Serra Gaúcha. Em 1880 chegaram ao Brasil os primeiros imigrantes da família Motter. Onde a filosofia que carregam é a do vinho como uma expressão de estilo de vida. Desde o início o projeto está comprometido a elaborar vinhos bons com excelência e profissionalismo. A produtora conta com 50 hectares de vinhedos priorizando o cuidado das uvas do momento do plantio e poda até a finalização do engarrafamento.

Serviço: vinícola Don Guerino

Tel: (51) 3445-1111

www.donguerino.com.br

Fotos - Aracuri/Vallotano: Jane Prado