Cardapios

O From the Galley surpreende com releituras gastronômicas minimalistas e conceito charmoso


Postada em 07/04/2013 às 19:23
Por Glaucia Balbachan


Creme de cogumelos no pão roseta

Prestes a completar seis anos de vida, o elegante restaurante do empresário e chef Ton Vasconcelos segue sem errar o tempero e na sua linha gastronômica. Espaço com proposta de serviço, atendimento e gastronomia diferenciados está aberto apenas para o jantar e almoços acontecem somente para eventos fechados. A casa tem restrição de clientes por noite – são 20 pessoas apenas. O objetivo é propor uma experiência de sensações sobre a gastronomia à moda do autor. Quem vai jantar no From the Galley é logo surpreendido na porta de entrada do restaurante com uma taça de champagne. Casa charmosa com dois ambientes – (superior e inferior), local proporciona atmosfera clean com  contemporaneidade e decoração temática sutil de embarcações. A sala principal é composta por um lounge de sofás simétricos, uma mesa longa e compartilhada que se vê a cozinha aberta, onde o chef interage com seus clientes. Já o espaço superior é privê, para eventos de no máximo oito pessoas.

 

Carré de cordeiro c/ molho de pistache e batata Suiça

Embora o restaurante não seja um dos mais baratos da cidade, o público é bastante eclético e na maioria das vezes é composta por eventos fechados de empresas de renome. O custo benefício do menu degustação sai R$220,00 por pessoa. A qualidade dos produtos é boa, sempre compradas no dia – nada é estocado e as compras são feitas pelo próprio chef Ton. Isso, porque o empresário concilia seu trabalho no ramo de navios de turismo durante o dia e chefia o restaurante durante o jantar. Por isso, vem daí o nome da casa – From the Galley – “Da cozinha do navio”.

Envolvido com a gastronomia desde os 11 anos, quando era escoteiro, o chef e proprietário nunca pensou em ter um restaurante até conhecer a nouvelle cousine de Paul Bocuse. “Quando o chef Paul Bocuse veio para o Brasil, no Le Meridien no Rio fiquei fascinado com todo aquele minimalismo gastronômico e disse: Isso é tudo o que eu quero”, conta o proprietário.

Depois que descobriu a “nova cozinha francesa”, começou a freqüentar o restaurante no Rio mensalmente, para tentar fazer os pratos em casa. Em seguida o interesse foi aumentando e as pesquisas começaram a serem feitas. Hoje assina mais de 10 revistas sobre o assunto para se manter antenado sobre gastronomia. Hidrogênio líquido, sifões e espuminhas vindas da gastronomia molecular também fazem parte das técnicas aplicadas na cozinha do chef Ton. “Pego receitas famosas de pratos já existentes e as transformo na cozinha do autor.
 
O delicado Pudim de leite do From the Galley
 
 Viajado, o dono do restaurante freqüenta muitos bistrôs na França, na busca de referência em cima da comida de raiz.” Não é como faço, mas me serve de base para o que faço”, abre o chef do From the Galley.
Por sugestão da casa conhecemos três pratos de um sortido menu delicado. Para começar fomos de um creme perfumado de cogumelos – compostos por um blend de cinco cogumelos - servido em pão roseta. Em seguida um carré de cordeiro suculento com molho de pistache e batata suíça. E por fim um pudim de leite bem leve e equilibrado no sabor com creme inglês e groselhas em fruta.
 
 
Voilà! Um mimo gastronômico sob medida.
 
 
Serviço: From the Galley
End: Leopoldo Couto Magalhães Jr – 761 – Itaim Bibi/SP
Tel: (11) 3073-0928
http://www.fromthegalley.com.br/
 
Fotos: Márcio Palermo – (Estúdio Pavão)
Bruno Pavão – www.brunopavao.com.br
http://pavaophoto.wordpress.com/