Cardapios

Vila das Meninas apresenta atmosfera e gastronomia incomuns no bairro de Pinheiros


Postada em 07/04/2013 às 19:13
Por Glaucia Balbachan


 Elegância discreta da Vila das Meninas

Funcionando há um ano e meio, o restaurante Vila das Meninas é um local peculiar ao meio da confusão da cidade de São Paulo. Um verdadeiro “achado” para aqueles que buscam gastronomia brasileira e o aconchego despojado de casa. Idealizado pelas chefs e sócias Renata Rodrigues e Karine Chaves ambas de Minas Gerais, uniram-se cheias de experiências de vida e alma gastronômica em São Paulo, onde começaram a fazer eventos em casa e com o aumento da demanda – surgiu o Vila das Meninas.

Casa pequena e reservada, onde se sente a diferença de ares logo no portão do local. Você é guiado por um longo corredor até chegar ao restaurante. Charmosas mesas ao ar livre, iluminação aconchegante e uma linda mangueira compõem a decoração externa da casa. O espaço interno é composto por duas salas confortáveis, um lounge com cadeiras estilo colonial, um bar e mesas de madeira dando tom rústico no ambiente discreto.
 
Salada crocante do Vila das meninas
 
A proposta gastronômica é oferecer uma comida brasileira, além de algumas releituras de pratos famosos com sabor caseiro e apresentação atraente aos olhos e estômago. As “meninas” da vila seguem uma linha gastronômica mais contemporânea, mas sem perder as raízes mineiras. Quanto ao perfil de público da casa – durante o almoço são divididos por engravatados por conta da região cheia de escritórios e empresas e por profissionais mais descolados de produtoras nos arredores. Clientes que costumam almoçar rápido e não têm tempo de apreciar o local. Já no jantar, as mesas são ocupadas por casais e grupos de amigos. “Toma-se muito vinho aqui”, conta a chef de talento sensorial Yara Anchieta Saad. “Isso, porque a chef Karine é sommelier” e a nossa carta de vinhos é bem sortida”.
 
Confit de frango com jiló caramelado
 
Envolvida com a cozinha desde 2006, estagiou no grupo Leopoldo, depois partiu para Espanha, onde estudou e trabalhou em alguns restaurantes. De volta ao Brasil, retornou ao Leopoldo e hoje está na cozinha da Vila das Meninas desde outubro de 2010. A paixão pelas panelas aconteceu sem querer. “Sempre gostei de comer e tinha minha avó em casa cozinhando, mas nessa ocasião nem sabia quebrar um ovo. Na hora de decidir por uma profissão fui naquela que era mais prática e acabou dando certo”, lembra a chef da casa.
Toda semana um prato novo que não está no cardápio é desenvolvido pela chef. A gastronomia da casa é jovem, contemporânea e o processo de criação é trabalhado com reuniões, pesquisas e experimentos. “Nosso segredinho é sempre agregar uma informação nova no prato”, abre Yara.
 
Brigadeiro surpresa da casa
 
 Não é de hoje, que a comida brasileira vem sendo valorizada pelos chefs da cidade, por pesquisadores e pelo próprio público consumidor. Isso graças aos nossos produtos e especiarias - que muitas vezes a exclusividade é só nossa de ter. “Nossa memória gastronômica é brasileira e essa tendência de valorizar o que é nosso, já está acontecendo, nossos produtos são excelentes, dá para desenvolver muita coisa boa”, completa a especialista.
Sugeridos pela casa, nós do Empratado degustamos três pratos com essência e elementos brasileiros com roupagem contemporânea. Começamos com uma entrada leve, colorida e saborosa – salada de folhas verdes com brie empanado e geléia de pimenta que permeou suavemente o sabor do queijo crocante na composição. R$ 24,00. Depois um confit de frango com jiló caramelizado – Prato de origem francesa com produtos como frango, jiló, uma cabeça de alho e uma pêra, todos os ingredientes foram confitados e depois assados. O resultado: textura macia - quase desmanchando na boca, tempero suave e aroma marcante, fazendo uma fusão harmônica no prato. Para terminar um clássico muito conhecido entre nós, o brasileiríssimo brigadeiro de panela. A sobremesa surpresa de brigadeiro é uma verdadeira tentação de consistência espessa e brilho, acompanha morangos frescos, damascos, castanhas e confeito de chocolate. Serve duas pessoas. R$ 23,00.
 
Escondido e incomum – Vale à pena achá-lo!
 
 
Serviço: Vila das Meninas
Rua Padre Carvalho, 139 – Pinheiros/ SP
Tel: (11) 3037-7773 / (11) 2364-2122
www.viladasmeninas.com
 
Fotos: Márcio Palermo – (Estúdio Pavão)
Bruno Pavão – www.brunopavao.com.br
http://pavaophoto.wordpress.com/