Cardapios

Casa Boa Mesa 2011 - Traz charme na decoração, aulas de culinária com time estrelado de chefs e concurso cobiçado de gastronomia


Postada em 11/04/2013 às 15:18
Por Glaucia Balbachan


Para aguçar os sentidos!

 
Em sua 4ª edição, o evento que une gastronomia e arquitetura no Jóquei clube de SP ganha atenções especiais do público interessado em bons pratos e cozinhas com estilo. Este ano o país que ganha enfoque é a Itália. A Casa Cor Trio é a fusão da Casa Office - que traz amostras de ambientes corporativos, a Casa Festa - que apresenta mesas decoradas e a Casa Boa Mesa, que além de criar possibilidades de ambientes da cozinha, onde a programação gastronômica é intensa - no mínimo duas aulas com receitas apetitosas do país da bota, conta com time de “feras” da cozinha como: Julien Mercier, Renata Cruz, Guga Rocha, Hamilton Mellão, Pier Paolo Picchi, Eliane André, Paula Labaki, Rogério Shimura e por aí vai...
 
O conceito é promover apresentações de espaços decorados de cozinhas - fazendo uma conecção atraente relativa à gastronomia. O DNA do evento é a decoração. Arquitetos realizaram seus trabalhos em cada canto da Casa Cor e nos ambientes da Casa Boa Mesa - segundo a curadora do evento - Luiza Estima foi necessário um briefing, onde os equipamentos e ambientes recebem características especiais para trazer as pessoas para as atividades e inclusive para receber os chefs convidados. “A gente oferece as condições aos chefs para que eles possam preparar um prato aqui. Não são equipamentos profissionais - são domésticos, isso porque, para as pessoas poderem interagir e fazer em casa - a proposta é essa”, conta a curadora do Casa Boa Mesa.
 
A Doce Panna Cotta da Chef Cris Maccarone
 
Apaixonada e envolvida pelo mundo enogastronômico há 11 anos, Luiza é especialista no quesito comida e bebida. Jornalista de formação, sempre trabalhou com eventos onde o “sabor” sempre esteve presente - isso acabou estreitando suas relações com a área. Para organizar toda programação gastronômica a curadoria trabalhou três meses antes do evento - definindo um ano antes a Itália como foco da culinária. A jornalista fala que a parte mais complexa do processo do trabalho são as agendas do chefs. “Cada chef de cozinha tem seu compromisso, o ideal seria agendar tudo no início do ano - mas nem sempre é possível. A concentração está no tema, agendamento e receitas, que normalmente são os chefs quem escolhem conforme do tempo estipulado das aulas. Temos um padrão de receitas. Depois tudo vai para a grade do site da casa cor”, finaliza Luiza.
 
Não somente por alunos de gastronomia, todos que visitam a Casa Cor Trio podem acompanhar as atividades na culinária do espaço. Basta se inscrever no site www.casacor.com.br, clicar em Casa Boa Mesa e escolher a aula que quer assistir na grade. São calculadas 30 pessoas por aula, mas caso a sala não esteja lotada, as pessoas que visitam o local são convidadas a entrar e acompanhar a atividade.
Polvo com purê de grão-de-bico, emulsão de limão e clorofila
 
Quanto ao concurso esperado de gastronomia - o estudante da área que fizer a melhor receita italiana (categoria única - prato principal), ganha um curso no ICIF- (Italian Culinary institute for Foreigners), por uma semana na Itália. No dia 04 de dezembro sairá o resultado do vencedor no site.
No último dia 16/11 “Empratamos” duas aulas saborosas e aromáticas. Começamos com a Panna cotta de chocolate com gengibre e calda de laranja - realizada pela chef e consultora Cris Maccarone. De olhos atentos a chef Cris traça um panorama histórico da receita italiana - ensinado o passo-a-passo da sobremesa de textura leve e sabor equilibrado - desapareceu rápido da mesa. Em seguida, fechamos a Casa Boa Mesa - com o prato colorido do chef Fábio Andrade do restaurante Arola Vintetres. A receita apresentada como tema: A Itália vista da Espanha - foi do polvo assado com purê de grão-de-bico, emulsão de limão e clorofila. Ao mesmo tempo realizava um prato vegetariano - Tartar de beterraba com sopa fria de yogurte. Com a sala cheia de participantes, as atenções foram direto na apresentação impecável do prato. Exótico e supersaboroso, o prato é puro deleite!
 
Novidades em decoração de cozinhas, receitas italianas de primeira e gastronomia harmoniosa. Vale a visita!
Serviço: Casa Cor 2011 - Casa Boa Mesa
 
End: Jóquei Clube SP - Avenida: Lineu de Paula Machado, 1075
 
Tel: (11) 3817-7989 - Assessoria CDI comunicação
 
www.casacor.com.br
 
Foto: Márcio Palermo - (Estúdio Pavão)
 
Bruno Pavão - www.brunopavao.com.br
 
http://pavaophoto.wordpress.com