Goles

Empratamos 5 dicas da Ville du Vin para você escolher vinhos nas festas de fim de ano sem erro


Postada em 22/12/2015 às 19:23
Por Glaucia Balbachan


Com 12 anos de expertise no mundo do vinho, a Ville du Vin com loja nova no Itaim Bibi, mostra como não passar apuros em período de Natal e Reveillon na compra de vinhos. Como cada família tem tradições e pratos diferentes no preparo, os especialistas da casa vão dar uma ajuda com dicas na hora da harmonização e quantidade na hora da compra.

A comida é determinante

Antes de qualquer coisa, é preciso levar em consideração o tipo de comida que será servida nas ocasiões. Peru e Chester, por exemplo, são carnes delicadas e leves, que podem ser harmonizadas com brancos de médio a encorpados. Outro detalhe que pode mudar esse cenário é o molho, que geralmente é usado para complementar o prato. Se o molho for forte e gorduroso, cítrico ou adocicado.... O importante é escolher um vinho que faça um contraponto a estes adjetivos. Abrindo espaço aos vinhos tintos leves e de médio corpo como, por exemplo, os vinhos de Borgonha ou feitos com a uva Pinot Noir.


Champagne, espumante ou prosseco?

No Réveillon é com champagne, espumante ou prosseco que se brinda. Nem todo mundo tem condição de comprar uma verdadeira champagne e o mercado está cheio de opções de espumantes e prossecos de qualidade que tem ótimo custo x benefício. Neste caso, a escolha deve ser feita pela faixa de preço: existem espumantes, proseccos e Cavas, de excelente custo beneficio, até R$ 100. Já as Champagnes, podem ser adquiridas a partir de R$ 249 e pode-se escolher entre as versões: Brut (seco), demi sec (semi-seco), extra brut (extra-seco), rosé ou branca.


Determine um orçamento

Existem vinhos de todas as faixas de preços e um vinho barato não significa necessariamente que ele seja ruim. Então, determine quanto quer gastar com as bebidas e peça ajuda em lojas especializadas para que seu orçamento seja gasto com rótulos que tenham bom custo x benefício para a ocasião.


Considere as preferências

Claro que é muito difícil agradar todo mundo. Mas, se possível, tenha uma variedade de rótulos desde os leves até os mais encorpados. Assim, aumenta sua possibilidade de agradar ao maior número de convidados.

Calcule as quantidades

Para se fazer apenas um brinde, com espumante ou champanhe, uma garrafa chega servir até oito taças. Já em um jantar mais formal, uma garrafa de vinho irá servir apenas quatro taças.

Serviço: Ville du Vin
Ville du Vin São Paulo
Rua Leopoldo Couto de Magalhães Junior, 490 – Itaim
Telefone: 4063-1355

Ville du Vin Alphaville
Alameda Tocantins, 75. Edifício West Gate. Alphaville – Barueri – SP.
Telefone: (11) 4208-6061

Ville du Vin Shopping Iguatemi Alphaville
Alameda Rio Negro, 111, loja 109. Alphaville – Barueri – SP.
Telefone: (11) 4209-1666

E-commerce: www.villeduvin.com.br

Foto: Divulgação