Goles

O Jornalista Beto Duarte lança documentário Argentina Muito Mais Que Malbec e apresenta a variedade ícone do país e a paixão de quem faz vinho


Postada em 23/12/2015 às 13:22
Por Glaucia Balbachan


Argentina: Onde a malbec é a rainha


Jornalista e diretor de TV, Beto Duarte é um perito em documentários - em seu currículo já somam mais de 200. Expert em vinhos lançou em 2014 o trabalho: Chile, Terroir, Personagens, Histórias e Vinhos e agora em seu mais novo documentário: Argentina - Muito + Que malbec traz boas histórias, apaixonados envolvidos diretamente na produção da bebida e a uva mais plantada no país – a Malbec.


Quando se fala em vinho argentino sempre gera expectativa e consenso de qualidade por conta da casta Malbec. No documentário é possível conhecer e reconhecer as origens argentinas no quesito vinho em cada cena. Trabalho atraente aos olhos foi necessário uma semana em Mendoza com registros, caminhadas em loco, paisagens lindas, as Cordilheiras como inspiração e conversas com autoridades no assunto como: Marcelo Pelleriti, Martín di Stefano, Mariano di Paola, Laura Catena (foto abaixo), José Alberto Zuccardi, Matias Michelini entre outros.

Argentina - Muito + Que malbec é uma aula de Mendoza que expõe o desenvolvimento, a cultura, o vinho como bebida símbolo oficial na Argentina e acima de tudo os princípios, valores, entusiasmo e paixão pelo trabalho. De solo rico e de natureza perfeita para o plantio, pedras, areia, calcário e granito fazem a diferença no resultado final na taça em 78 minutos de documentário. O enoturismo, cuidado, tecnologia, produção de biodinâmicos, a uva emblemática malbec e outras castas plantadas na região, são pontos fortes no DVD. ( foto abaixo - o enólogo Matias Michelini)


Com mais de 10 vinícolas visitadas, o jornalista escolheu seus entrevistados a dedo. O enólogo Matias Michelini ganhou o posto de protagonista no documentário para Duarte – isso por conta de seu trabalho e expertise. Mas quem rouba a cena no fim é José Alberto Zuccardi por seu carisma e paixão pelo vinho. O objetivo principal do documentário segundo Beto é aprender: “Eu faço para eu aprender e depois apresento para que as pessoas aprendam sobre o tema”. ( o enólogo José Alberto Zuccardi e o jornalista Beto Duarte em Mendoza)


E o trabalho não fica por aí, novos documentários relacionados a vinho já tem alvo para 2016 – a França.


Trabalho bem executado, bons personagens, belos vinhedos a perder de vista e resultado de uma história com desfecho de dar vontade de ver de novo.

Beto Duarte é responsável pelo blog Papo de vinho - www.papodevinho.com e é idealizador da feira Encontro de Vinhos - www.encontrodevinhos.com.br

Serviço: DVD Argentina Muito + Que Malbec
Autor do documentário: Beto Duarte
Duração: 78 minutos
Valor do DVD: R$ 30,00
Para comprar: www.mercadolivre.com.br ou

pelo E-mail: [email protected]

Fan page: www.facebook.com/argentina-muito+quemalbec

Fotos: Beto Duarte