Goles

O frescor costeiro da Viña Casa Blanca


Postada em 02/05/2016 às 01:40
Por Glaucia Balbachan



É difícil não se impressionar com os hectares de vinhedos, que parece não terem fim. Trata-se da Viña Casa Blanca, no Chile. É uma vinícola Boutique com uma produção limitada de microterroir, com colheita feita toda manual, vinificação em pequenos lotes, trabalho de maior precisão, e por conta disso, a quantidade e qualidade são exclusivas.
Localizado no Valle de Casablanca com aproximadamente 90 km da cidade de Santiago, a vinícola que recebe o mesmo nome da região surgiu em 1990 e em 1992 a Vinícola chilena Carolina Wines Brands a comprou e atualmente é uma viña que vem colecionando prêmios com seus vinhos especiais.



A marca Casa Blanca tem se tornado uma autoridade no assunto: Vinhos elegantes - pelas mãos do enólogo responsável Gonzalo Bertelsen, que em 2012 assumiu as belas videiras e gerencia as bodegas menores do grupo. Já passou por vários países do novo e velho mundo a trabalho, trazendo toda a expertise para os vinhos chilenos.
Sim, definitivamente, o terroir local resulta em vinhos deliciosos. O clima do Valle CasaBlanca é frio e propício às variedades brancas. Que por influencia marítima traz frescor, delicadeza e mineralidade presente. Há ainda algumas variedades tintas mais delicadas, que também são cultivas como: Pinot Noir, Merlot, Syrah entre outras. Entre as uvas brancas estão: Sauvignon Blanc, Chardonnay e Gewurztraminer.



Depois de caminhadas entre os suntuosos vinhedos avermelhados pelo outono, conhecemos parte do portfólio da vinícola na presença do enólogo Gonzalo, que a cada rótulo apresentava as condições de tempo de cada safra servida nas taças.
Entre os ícones estão o Pinot del Cerro ( que recebe este nome, porque suas vinhas são cultivadas no alto do cerro). Segundo Gonzalo a variedade Pinot Noir é uma uva muito sensível – “É difícil trabalhar com essa uva. Ela precisa ser pajeada tanto no frio quanto no período do calor. Mas o resultado na garrafa fica muito feminino”. E o tinto Neblus (que significa - o homem caminhando para frente e olhando para trás), é um super vinho, que são produzidos apenas 3000 garrafas ano. É um tinto que tem boa capacidade de guarda e que é elegante e aveludado – surpreendeu.



Em seguida a linha ultra Premium chamada Nimbus – reconhecida por seu Sauvignon Blanc - é incrível. E depois a linha Premium Cefiro – que são vinhos para o dia-a-dia com bom custo benefício, redondos no paladar e agradáveis no aroma. Há ainda produção de late harvest e espumante de Chardonnay Brut. 



O objetivo da Viña Casa Blanca é expressar o que ela tem de melhor, que é o seu terroir. E quando se fala em vinho chileno sempre se gera expectativa e a resposta foi imediata em relação à essência dos vinhos produzidos quase que artesanalmente, trazendo desfecho de nuances destacadas na boca. Sabores que cairão na graça dos brasileiros, certamente.


 


Serviço: Viña Casa Blanca
www.casablancawinery.com


Importadora – Casa Flora
Endereço: Rua Santa Rosa, 207 – Brás/SP
Tel: (11) 2842-5199
www.casaflora.com.br