Beto Duarte

Viña Morandé: O Legado de Pablo - Parte 2 - Um Vinhedo Perdido no Tempo

Descubra a história do vinhedo centenário que guarda os segredos da vinificação chilena


Postada em 16/04/2024 às 12:32
Por Beto Duarte


Em meio às colinas ondulantes do Vale do Maule, no coração do Chile, encontra-se um vinhedo extraordinário que parece ter parado no tempo. A Viña Morandé, fundada em 1996 por Pablo Morandé, é um testemunho do legado de um homem que dedicou sua vida à produção de vinhos excepcionais.

Na segunda parte de nossa série sobre a Viña Morandé, mergulhamos na história do vinhedo centenário que forma o coração da propriedade. Plantado em 1902, este vinhedo é uma relíquia viva, preservando as tradições e técnicas de vinificação que foram transmitidas por gerações.

As vinhas antigas, com seus troncos retorcidos e raízes profundas, produzem uvas de caráter excepcional. A Cabernet Sauvignon, a principal variedade plantada, exibe sabores intensos de frutas vermelhas e taninos firmes, enquanto a Carménère, uma uva nativa chilena, contribui com notas terrosas e especiarias.

A equipe da Viña Morandé, liderada pelo enólogo Ricardo Baettig, trabalha incansavelmente para preservar a integridade deste vinhedo histórico. Eles empregam práticas sustentáveis, respeitando o equilíbrio natural do ecossistema e garantindo a longevidade das vinhas.

O resultado é uma gama de vinhos que capturam a essência deste vinhedo único. Da linha Grand Reserva, com seus aromas complexos e sabores potentes, à linha Limited Edition, que apresenta vinhos raros e exclusivos, cada garrafa conta uma história do legado de Pablo Morandé e do vinhedo perdido no tempo.