Cardapios

Especial Noruega: Seus peixes e a sua perfeição nórdica


Postada em 06/06/2022 às 11:45
Por Glaucia Balbachan


O melhor das terras geladas da Noruega

Para o ser humano é frio, muito frio, mas para a qualidade dos peixes é perfeito.

Localizada no extremo norte da Europa, a Noruega traz incrível beleza natural de montanhas, águas cristalinas geladas que são perfeitamente adequadas para os peixes e frutos do mar. Isso porque os peixes vão crescendo de forma lenta desenvolvendo suas texturas e sanidade legítimas.

Conhecido por ser um país de pesca, o mar é de suma importância para os noruegueses a milhares de anos. Fiordes e ilhotas são locais estratégicos para pesca. Atualmente a Noruega é o segundo maior exportador de peixes e frutos do mar do mundo.

E como a vida marinha é como um tesouro para a Noruega, entra a preocupação e o cuidado de uma gestão sustentável para esses recursos. Hoje, as autoridades, pesquisadores e a própria indústria pesqueiras segue códigos de sustentabilidade. São cientes, que seja na terra ou mar, toda essa produção de alimentos traz impacto no meio ambiente.

O Bacalhau

A história conta que os vikings são os pioneiros na descoberta do Bacalhau Gadus morhua. Como a espécie desse peixe era farta e eles não tinham sal, eles secavam o peixe ao ar livre até perder cinco vezes o seu peso. Rígido, era consumido aos pedaços durante longas viagens. O costume de salgar veio depois.

O trabalho de salgar e secar o bacalhau é artesanal e é aperfeiçoado por séculos de experiencia. Sim, o bacalhau da Noruega é o autêntico. Trata-se de uma parte forte da cultura pesqueira que vem melhorando a cada geração.

É deliciosa e sua textura é inconfundível. A qualidade é alcançada com arte e sabedoria e os chefs de cozinha adoram esse produto pela versatilidade e pela saúde e nutrientes.

No Brasil, os peixes chegam salgados e há todo um protocolo de cuidado em que as lojas devem seguir para a qualidade chegar até a sua casa.
Produto natural, algumas espécies conhecidas estão mais perto, do que você imagina: Bacalhau Gadus morhua da Noruega, o Ling salgado seco, Saithe salgado seco e Zarbo salgado seco.

A marca Seafood from Norway é a marca símbolo que origina a qualidade dos produtos que saem do mar gelado da Noruega até o nosso prato. Com tradições sólidas e produtos ricos em vitaminas, deveria fazer parte da nossa dieta, não somente em datas festivas, mas no nosso dia-a-dia. Os peixes da Noruega são encontrados em supermercados, lojas especializadas e empórios.

Serviço: Bacalhau da Noruega – O Autêntico

www.bacalhaudanoruega.com.br

www.seafood.no/en

www.fromnorway.com

Fotos: Divulgação -  Johan Wildhagen