Goles

Os vinhos brasileiros ganham espaço no carnaval 2013 em São Paulo


Postada em 31/03/2013 às 02:07
Por Glaucia Balbachan


O vinho será a grande estrela em destaque do carnaval!


Para conquistar o 15º título, a escola de Samba Vai-Vai, não poderia ter escolhido melhor o seu tema-enredo; Os Vinhos do Brasil. Com isso, nasce o projeto em conjunto com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e com a escola de samba do Bixiga, que carrega 82 anos de puro carnaval e história, para lançar a nova embalagem de vinho em parceria com a Tetra Pak. 
 Primeiro foi feita uma degustação de vinhos nacionais às cegas com jornalistas, sommelies e integrantes da escola - na própria quadra da Vai-Vai, onde foram escolhidos no ritmo do ziriguidum, os vinhos oficiais do carnaval 2013. As seis vinícolas participantes foram Arbor, Aurora, Góes, Miolo, Perini e Salton. As categorias a serem julgadas foram - branco aromático, tinto seco e tinto suave. Os vinhos escolhidos para serem apresentados aos foliões, participantes e convidados serão o Aurora – Saint Germain Branco Assemblage, da Aurora (Bento Gonçalves), depois o Arbo Merlot, da Petrini (Farroupilha) e por fim, o Quinta Jubair tinto suave, da Góes (SP). 
 
 
Para quem for curtir o carnaval, tanto nas arquibancadas quanto nas festas da Vai-Vai, os vinhos serão vendidos a preços populares. Outra boa nova , serão as embalagens, onde os vinhos serão apresentados ao público  na caixinha Tetra Pak com 250 ml. Para a festa carnavalesca serão distribuídas e lançadas 180 mil embalagens.
 
O tema: “Sangue da terra, videira da vida um brinde de amor em plena avenida, Vinhos do Brasil”, tem como principal patrocinador a Verallia. Outros serão a Tetra Pak, o Governo do Estado da Bahia e as vinícolas: Arbor, Aurora, Góes, Perini e Salton. O apoio vem da Scholle Packaging e da Miolo – Suco de uva ganhará presença na festa de carnaval patrocinadas pela Arbor (Greenday) e Perini.
 
 
 O objetivo principal agora é democratizar a bebida nacional e aumentar o consumo dentro do país, além de trazer praticidade e segurança na embalagem das caixinhas cartonada, onde passam por um processo de laminação de camadas alternadas de polietileno, papel e alumínio. É ecológica e 100% reciclável. Agora os ensaios, feijoadas e acontecimentos festivos na Vai- Vai terão a companhia os vinhos em caixinhas. Estima-se oferecer a novidade para 600 pessoas por semana e no aniversário da Vai-Vai, que acontecer em janeiro – oito mil pessoas no Anhembi para degustação dos vinhos. 
Nos camarotes e áreas VIPs da escola e do sambódromo, O Ibravin e a Vai-Vai vão vender vinhos e espumantes nas garrafas tradicionais de vidro com rótulos das vinícolas que fazem parceria com o projeto. Vinhos em taças e suco de uva também serão vendidos e servidos nas embalagens de bag-in-box. 
O Carnaval da Vai-Vai promete ser regado a muita alegria, samba e vinho brasileiro. E que venha fevereiro!
Fotos: Jane Prado