Goles

Lançamento do primeiro Merlot branco brasileiro traz curiosidade e propõem convite a dançar em SP


Postada em 31/03/2013 às 11:39
Por Glaucia Balbachan


Shall we dance?

Sim, pouco a pouco os vinhos brasileiros vão conquistando os paladares e ganhando espaço no mercado nacional. Tarefa difícil que a  longo prazo,requer trabalho duro mas, que  já mostra resultados positivos. Prova disso, são os nossos espumantes, que vem ganhando prêmios e mostrando qualidade e segurança no mercado internacional. Com o produtor Dunamis não é diferente. Embora novo no mercado, vem se mostrando seguro e focado no conceito de sabor peculiar e atraente. É na Campanha Gaúcha de Dom Pedrito – fronteira com o Uruguai, onde foi criada a novidade inusitada, que aguçou a curiosidade de especialistas em São Paulo – o primeiro Merlot branco brasileiro. Bebida vinificada em branco – que  foi necessário cuidado em dobro, porque seu desenvolvimento foi já pensado desde os vinhedos para torná-la um vinho branco. Com solo argilo-arenoso, as uvas Merlot foram cuidadosamente colhidas à mão na safra de 2012, depois de uma maturação especial, passou por um processo de acidez mais alta – tornando-o mais refrescante. O Merlot branco da Dunamis faz parte da coleção “Shall We Dance?” com outras duas uvas - Cabernet Franc e Pinot Grigio – pouco cultivadas em terras brasileiras. O aroma, textura e acidez convidam a uma dança leve e saborosa – perfeita para as noites de verão ou mesmo as festas de fim de ano que estão aí. Os valores são atraentes - R$ 39,90, sendo apenas quatro mil garrafas feitas do produtor.

Em degustação as uvas apresentadas foram o branco 100% Pinot Grigio – 2011, fresco e aromático. Em seguida o branco complexo da linha “ser” – com 50% Chardonnay e 50% Sauvignon Blanc – tem corpo equilibrado, aroma de fruta e retrogosto persistente. Teor alcoólico: 12%.
Depois nos veio à mesa, a elegância do espumante Brut “Ar” – feito pelo método charmat, a uva Chardonay da Serra Gaúcha tem características de leveza, acidez, pouca doçura e aroma marcante. Teor alcoólico: 10,5%. O Merlot tinto – 100% Merlot é conservado em barris de carvalho de 2° e 3° ano de uso. vinho com aroma de especiarias e tanino aveludado – bastante gastronômico. E por fim, o esperado Merlot Branco – 100% Merlot com 12% de teor alcoólico - É leve, de cor dourada, com nota de fruta, aromático e fresco com o objetivo atingido de te convidar a uma dança de sensações da essência do Brasileiro – com bom gosto e de qualidade singular. Dança comigo? 
 
 
 Onde encontrar os vinhos do produtor Dumanis em SP: Refúgio Enoteca e Bistrô
Avenida Lavandisca, 519 – Moema/SP
Tel: (11) 2506-8130 / 2506-8132/ 2506-8120/ 2506-8122