Postada em 31/03/2013 às 09:06
Por Glaucia Balbachan
Como a cachaça no Brasil, a vodka na Rússia, o saquê no Japão, a aquavit na Escandinávia e o rum no Caribe, o México tem como destilado precioso a tequila. Conhecida como “Madre das bebidas”, a tequila tal qual conhecemos é dirigida no masculino na América Central – “É o tequila”. Existente no mercado mexicano há cinco anos, a tequila Rancho La Joya é a o segundo maior produtor de agave no país – planta, que muitos confundem com um cacto é a principal matéria-prima da bebida destilada. Inusitada é considerada a melhor se for ‘agave azul’, trazendo pureza e alta qualidade para a bebida. Há cinco gerações fornecendo agave para outros produtores, a família Garcia do Rancho La Joya decidiu produzir sua própria tequila. Com isso, começaram a pensar no que tinha de melhor em cada tequila; desde o sistema de moagem, filtragem, destilação, higiene até o tratamento dos funcionários em relação à atmosfera de trabalho – dessa pesquisa nasce a Tequila Rancho La Joya. Em longo prazo para sua elaboração, a agave precisa de oito a dez anos para atingir maturidade e ser colhida. Uma das filosofias da La Joya é o sentimento, no qual é preparada tequila. Um dos segredos que resultam sua qualidade, além de seus ingredientes é a maneira que é tratada. Quando a bebida entra em sua fase de fermentação ela é acomodada em salões com música clássica - 24 horas por dia. A proposta parte do princípio do trabalho dos 100% orgânico em sua essência. Não é a toa que o slogan da tequila seja “sentimiento puro” – é da fusão da agave azul e do preparo cuidadoso que habita no 'mise em place' do plantio até a bebida chegar pronta na garrafa. A conseqüência disso, não poderia resultar em outro desfecho – uma tequila Premium.
A bebida de qualidade superlativa e apresentação impecável acabou atraindo aos olhos, paladar e conceito do publicitário Jeferson Teani Fullen, do executivo Robert J. Craddock e do médico Sérgio Caiado Pereira. Atualmente o trio é responsável pela marca La Joya no Brasil e são os importadores exclusivos da tequila mexicana. “A proposta inicial é desassociar a idéia de se tomar uma tequila em shots acompanhado de limão e sal. Casa vez mais, as pessoas começaram a refinar seu paladar em relação a bebidas. A pretensão é trazer ao cliente o entendimento, novo conceito de sabor e qualidade de um produto Premium, que convida a degustação em taça de preferência em baixas temperaturas”, Comenta Craddock.