Goles

Tequila Mexicana Rancho La Joya traz novo conceito e sentimento puro para o Brasil


Postada em 31/03/2013 às 12:06
Por Glaucia Balbachan


 Como a cachaça no Brasil, a vodka na Rússia, o saquê no Japão, a aquavit na Escandinávia e o rum no Caribe, o México tem como destilado precioso a tequila. Conhecida como “Madre das bebidas”, a tequila tal qual conhecemos é dirigida no masculino na América Central – “É o tequila”. Existente no mercado mexicano há cinco anos, a tequila Rancho La Joya é a o segundo maior produtor de agave no país – planta, que muitos confundem com um cacto é a principal matéria-prima da bebida destilada. Inusitada é considerada a melhor se for ‘agave azul’, trazendo pureza e alta qualidade para a bebida. Há cinco gerações fornecendo agave para outros produtores, a família Garcia do Rancho La Joya decidiu produzir sua própria tequila. Com isso, começaram a pensar no que tinha de melhor em cada tequila; desde o sistema de moagem, filtragem, destilação, higiene até o tratamento dos funcionários em relação à atmosfera de trabalho – dessa pesquisa nasce a Tequila Rancho La Joya. Em longo prazo para sua elaboração, a agave precisa de oito a dez anos para atingir maturidade e ser colhida. Uma das filosofias da La Joya é o sentimento, no qual é preparada tequila. Um dos segredos que resultam sua qualidade, além de seus ingredientes é a maneira que é tratada. Quando a bebida entra em sua fase de fermentação ela é acomodada em salões com música clássica - 24 horas por dia. A proposta parte do princípio do trabalho dos 100% orgânico em sua essência. Não é a toa que o slogan da tequila seja “sentimiento puro” – é da fusão da agave azul e do preparo cuidadoso que habita no 'mise em place' do plantio até a bebida chegar pronta na garrafa. A conseqüência disso, não poderia resultar em outro desfecho – uma tequila Premium.

 
 
 
A bebida de qualidade superlativa e apresentação impecável acabou atraindo aos olhos, paladar e conceito do publicitário Jeferson Teani Fullen, do executivo Robert J. Craddock e do médico Sérgio Caiado Pereira. Atualmente o trio é responsável pela marca La Joya no Brasil e são os importadores exclusivos da tequila mexicana. “A proposta inicial é desassociar a idéia de se tomar uma tequila em shots acompanhado de limão e sal. Casa vez mais, as pessoas começaram a refinar seu paladar em relação a bebidas. A pretensão é trazer ao cliente o entendimento, novo conceito de sabor e qualidade de um produto Premium, que convida a degustação em taça de preferência em baixas temperaturas”, Comenta Craddock. 
 
 Como um drink sofisticado a tequila La Joya propõem degustação gourmet da bebida gelada para os dias e noites quentes. Como no mundo vinho, a tequila passa pelo mesmo processo de identificação das lágrimas, aroma, coloração, corpo e nota. Pequena e pretensiosa a importadora ION quer se posicionar no mercado de luxo, por ser uma bebida Premium e por sua pureza, promete a ausência de possíveis dores de cabeça no dia seguinte. “Sérgio que teve o primeiro contato com a tequila acabou nos chamando atenção com o conceito e qualidade do produto. Achamos que tinha mercado aqui e há dois meses a La Joya é apreciada em alguns locais de São Paulo como o Restaurante Obá, a Galeria dos Pães, Boteco Vila Nossa, Casa Schuts, Le Mariachi, Café de La Musique entre outros”, conta o Jefferson Teani Fullen.
Marcas de tequila no Brasil não chegam a 20, entretanto, são poucas as de qualidade. Refrescância e refinamento na apresentação em taça, já atrai os paulistanos em casas noturnas. Licorosa quando gelada, a tequila de personalidade patrocina o GT4 e o clube da tequila, que em redes sociais da internet ganha êxito diário. “Um de nossos compromissos é ver o cliente pedir a tequila na taça e não no caballito (copinho de shot), com isso, teremos cumprido um dos objetivos”, finaliza o sócio Robert J. Craddock.
Por trás de uma garrafa imponente, as técnicas, ingredientes, repertório de trabalho, receita de essência familiar e produção com a presença de tecnologia – fazem jus ao nome da bebida. 
 
 
Serviço: Tequila Rancho La Joya - Brasil
ION – Importador Exclusivo
Rua Henri Dunat, 1013 – Chácara Santo Antônio/SP
Tel: (11) 2503-9414
www.tequilalajoya.com