Cardapios

Valentina: Restaurante no Itaim oferece gastronomia artesanal


Postada em 01/04/2013 às 22:37
Por Glaucia Balbachan


 

Casa serve almoço executivo durante a semana e abre seu espaço para eventos diversos, que vão de workshops de culinária e degustações, até reuniões e casamentos

A saladinha leve do Valentina 
Localizado bem no início da Renato Paes de Barros, no bairro do Itaim, o Valentina restaurante é a fusão da cozinha contemporânea italiana com a clássica. O local é simpático, acolhedor e a clientela na maioria das vezes composta por “engravatados”, que trabalham naquela região, almoçam tanto no ambiente de dentro, como nas charmosas mesinhas na área externa. Além do almoço semanal, a casa aceita reservas para eventos personalizados de vão de café da manhã e happy hour até reuniões e jantares.
 
Picadinho carioca
Com dois anos e um mês de vida, oValentina é chefiado pela carioca Mariana Valentini, que batizou o nome de seu restaurante homenageando sua família. Movida pela paixão, ela conta que a gastronomia que a escolheu, “Precisa ter dom para ficar bastante tempo de pé, numa cozinha quente, se o chef não for escolhido pela profissão, ele desiste logo”. Com mais dez anos de carreira, foi indicada como chef revelação 2009, pela revista Prazeres da Mesa, além de ter passado pelas cozinhas do Dell’Arte no hotel Pathernon, Carlota e pelo Café Journal em - SP.
 
Arroz integral com mexilhões 
O objetivo do Valentina é ir à contramão de coisas tecnológicas. É oferecer pratos mais artesanais como receitas históricas de ragus, que foram cozidos por 8 horas. A grande maioria dos produtos são feitos na cozinha do estabelecimento. Desde massas e focaccias de alecrim com sal grosso, até a geléia de tomate verde supersaborosa, acompanhada por queijos e castanha. O cardápio é composto sempre por uma carne, ave, peixe e um prato vegetariano.
O Empratado foi conferir o almoço do Valentina numa quarta-feira, então encontramos como opção: o prato de carne - Picadinho carioca (arroz, feijão preto, couve e filé mignon) e o prato de peixe (arroz integral com mexilhões), todos acompanhados pelo buffet de saladas – R$26,20.
 
Mini sobremesas 
Servida à parte, as sobremesas chegam à mesa em delicadas terrines (taças). Chamadas de “mini sobremesas”, pela Chef Mariana, elas agradam a quem gosta de docinhos menos açucarados como o cheese cake com frutas vermelhas e para quem gosta de açúcar – o irresistível brigadeiro tradicional com brigadeiro branco para comer de colherada.
De aroma suave, a gastronomia do Valentina é simples, equilibrada e muito saborosa. A apresentação dos pratos é impecável ao chegar cuidadosamente até o cliente.
Serviço: Valentina Restaurante
Rua: Dr. Renato Paes de Barros, 62  Itaim, SP – tel: 11 3167-2988
http://www.valentinarestaurante.com.br/
 
Fotografia: Ramon DG (Estúdio Pavão)
Iluminação e captura: Raphael Kumbrevicius (Estúdio Pavão)
Bruno Pavão - http://www.brunopavão.com.br/