Cardapios

Hoje estréia o primeiro canal de TV gastronômica do país


Postada em 01/04/2013 às 22:33
Por Glaucia Balbachan


Depois de quase dois anos de estudo, em cima dos projetos de funcionamento do canal de televisão e discussões sobre o conteúdo de exibição, a gastronomia chega às televisões de casa com data de estréia para hoje, e será transmitida inicialmente pela TVA

O Chef TV ganha seu espaço hoje na televisão, 17 de janeiro de 2011. O objetivo do programa é focar exclusivamente na arte do bem comer e de se tornar a melhor opção relacionada à gastronomia televisiva, contando com atrações próprias e de fora. A transmissão vai começar por São Paulo e depois será expandida para outros locais como Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis.

Felipe Bianchi e Anna Elisa de Castro com a "mão na massa" nos programas do canal da ChefTV - Divulgação
Segundo o diretor executivo da Chef TV, José Eduardo Nicolau -  80% do trabalho do canal será concentrado no ineditismo da programação e produção nacional, o restante terá foco nos programas estrangeiros famosos.
Com as restrições burocráticas da TV por assinatura, Nicolau acredita na internet e acha que será um meio importantíssimo de ajuda para o processo inicial do canal. Portanto, todos os programas serão exibidos ao vivo, 24 horas por dia no endereço oficial – www.cheftv.com.br
O canal vai exibir semanalmente programas de receitas e toques culinários sobre pães variados no “Pão nosso de casa dia”, com o chef Michel Darqué.  Com o programa “Bom Appétit”, o telespectador aprenderá o melhor da cozinha francesa chefiado por Patrice Dartagnan. Já “o Sabor de Dendê”, vai descobrir os segredos da cozinha baiana. Sanduiches, salgados e petiscos será a pauta principal para o “Chef de segunda”, que vai falar sobre a baixa gastronomia.
Food films e documentários terão uma grade especial apresentada por chefs renomados. Outra proposta da programação é levar para quem assiste esse novo canal os restaurantes, a decoração e a atmosfera dos locais e há ainda, possibilidades de um reality show brasileiro com os moldes do “Top Chef”.  Negociações com o Senac estão em andamento.