Cardapios

Jo Takahashi mostra a linha tênue entre a suavidade e o refinamento em livro gastronômico


Postada em 14/04/2013 às 00:43
Por Glaucia Balbachan


Parafraseando com a gastronomia afetuosa de Shin Koike

Obra literária de Jo Takahashi

Com alicerces e experiências sólidas no quesito arte e cultura, não se poderia esperar outro desfecho como do trabalho literário de Jo Takahashi. Arquiteto e produtor cultural por três décadas pela Japan Foundation em São Paulo, Takahashi, uni cuidadosamente a arte gastronômica com a postura profissional de um dos mais importantes chefs japoneses no Brasil em livro afetivo: A Cor do Sabor – A Culinária Afetiva de Shin Koike da Editora Melhoramentos. O Coquetel de lançamento com sessão de autógrafos acontece na terça dia 27/11 às 18h30 na Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731/ Jardins SP.

A proposta do livro esmerado de Takahashi não é de culinária apenas, mas sim, uma leitura que as pessoas possam flanar pela história alimentar e conceitos do chef Shin Koike a mostrar suas habilidades em sua formação artesanal com o objetivo de matar a fome do corpo e da alma.
Foram necessários dois anos em pesquisa a fundo para adquirir material suficiente para desenvolver seu trabalho. De olhos atentos a todas as minúcias, Takahashi tinha preocupação de apresentar e orientar quem aprecia e quem trabalha com a gastronomia japonesa em especial. A escolha de ter a presença permanente de Shin Koike no projeto, agregou harmonia, sabedoria, estrutura e essência nessa aventura da arte do bem comer.
A gastronomia japonesa foi bastante agraciada pelos brasileiros em especial os paulistanos, que foram atraídos pela estética e apresentação dos pratos montados, fazendo fusão da criatividade e sabor. Mas o livro A Cor do Sabor – a culinária afetiva de Shin Koike vai, além disso. Como cozinhar é uma atuação de profunda dedicação e amor, na cozinha de Koike, isso não seria diferente. É uma perfeita comunhão de aromas, sabores e afeto. De todos os cinco sentidos, a audição está presente em seus pratos ganhando trilha sonora para aguçar os sabores.
A cada página folheada da obra são sensações sendo despertadas principalmente pelas fotos de qualidade superlativa. O responsável por elas é o fotógrafo Tatewaki Nio, que traduz visualmente o íntimo da cozinha nipônica com os sabores brasileiros. A intuição e a concentração foram pontos fortes no trabalho de Tatewaki para captar a afetividade do trabalho do dia-a-dia de Koike. Não houve tratamento em nenhuma das fotos com a intenção de trazer naturalidade.
Quem assina a arte é a designer gráfico Erika Kamogawa, que com riqueza de detalhes desenvolveu um trabalho elegante, que não passou despercebido -  das cores escolhidas até a numeração de páginas.
Além das receitas e imagens de fazer salivar, o primeiro livro de Jo Takahashi conta com conversas de artistas como o músico Ed Motta, a ceramista Kimi Nii e o hair designer Hideki Iijima.  O livro traz a ótica de uma gastronomia leve, impecável e recheada de essência de sabores.
 
 
Serviço: A Cor do Sabor - A Culinária Afetiva de Shin Koike
Autor: Jo Takahashi
Páginas: 272
Editora: Melhoramentos
Valor: R$120,00
 
Coquetel de Lançamento e sessão de autógrafos:
Data: 27/11/2012
Local: Livraria da Vila - Alameda Lorena, 1731
Horário: 18h30
foto: Divulgação