Cardapios

L’aperô Bar e Bistrot traz alma gastronômica francesa em cardápio engarrafado


Postada em 13/04/2013 às 00:37
Por Glaucia Balbachan


Clássico recheado de detalhes!

 
Já se sente aquela atmosfera parisiense, logo na porta do bistrô. Terraço aconchegante com guardanapos de tecido xadrez sobre as mesas, vasinhos de flores, plantinhas penduradas, louças com o menu do dia e música francesa ao fundo. A casa tem mesas na calçada para as noites mais quentes, um salão interno no piso inferior e outro na parte superior da casa. A decoração é saudosista para quem já passou pela terra do berço da gastronomia. Sofá vermelho, piso de assoalho e detalhes delicados como: espelhos, abajours, gravuras clássicas nas paredes fazem parte da composição visual. É quase um convite para voltar para lá...
 
O apetitoso Chèvre Chaud do L'aperô
 
 
Com oito anos de existência, o chef francês Laurent Scotto e sua esposa brasileira Taís Ayres já tinham na cabeça a idéia de abrir o bistrô, desde quando estavam ainda na cidade luz. O conceito da casa é de comida caseira, que se come no dia a dia com preço acessível. É o local, onde se encontra refeições saborosas de tradição francesa de bistrô e ao mesmo tempo, drinks e cervejas com porções francesas como um bar despojado. Simples e aconchegante como um bistrô deve ser, o cardápio é original, enxuto e inusitado; o menu está estampado em duas garrafas de vinho que ficam sobre as mesas recheado de clássicos como: confit de pato, magret fumé, mini tartare, cassolette e outros. Há um menu do mês sempre com um prato de uma região diferente da França – sempre um clássico sugestivo. Quanto ao público é variado. Segundas, terças e quartas são frequentados por mulheres, sextas e sábados à noite as mesas são ocupadas por casais e no almoço famílias.
 
Moules-frites
 
Apaixonado pela gastronomia, O chef Laurent Scotto está envolvido entre as panelas há 15 anos. Ainda Na França trabalhou como garçom e como cozinheiro. Todo Seu conhecimento e bagagem profissional veio de sua família. Com descendência espanhola, italiana e francesa Scotto absorveu uma gama multi cultural de informações na área da culinária. Para o especialista em comida de bistrô, Laurent diz que a casa é 80% francesa e 20% com jeito brasileiro. “Existem alguns ingredientes brasileiros que improvisamos para agradar os clientes. Sempre com bons produtos, sabor e preços acessíveis. Aqui a tentativa de trazer conforto gastronômico é sempre uma constante. As entradas e sobremesas podem variar, mas o prato principal é sempre francês”, conta o chef do L’aperô. A casa traz também novidades como almoço nos domingos às 13h e a partir de setembro macarrons coloridos serão feitos para degustar na casa e em casa.
 
Com ares parisienses, começamos com uma entrada leve para aqueles dias ensolarados, Chèvre Chaud – duas torradas com queijo de cabra gratinado guarnecido de saladinha R$17,00. Simples e apetitoso o prato é equilibrado na cor e sabor. O molho suavemente agridoce permeou toda entrada – très bon! E como prato principal, Moules – Frites (provençal) – Mexilhões com batatas fritas com duas porções de molhos R$ 42,00. Aromático e delicado no sabor traz emoção e saudosismo para quem já esteve em um bistrô da França. Mexilhões fartos, de textura macia e perfume de manjericão. Batatas fritas sequinhas e crocantes.
Comida esmerada e cativante, atmosfera adequada, presença de simplicidade e sabor na gastronomia, serviço cordial e bom custo benefício. Parfait!
 
Serviço: L’aperô Bar e Bistrot
Rua Mourato Coelho, 1343 – Vila Madalena/SP
Tel: (11) 3814-2445
www.lapero.com.br
Fotos: Katiuska Sales
Contato: (11) 98139-6414