Cardapios

Aconteceu: Seminário Internacional: Washoku – Os Sabores do Japão


Postada em 19/08/2014 às 01:25
Por Glaucia Balbachan


Desvendando a cultura gastronômica japonesa

No último dia 02 de agosto, o Tivoli Hotel/SP serviu de cenário para um dos seminários mais suntuosos feito para a gastronomia oriental. O Washoku: Os Sabores do Japão com o objetivo de promover a cultura gastronômica nipônica trouxe a visita ilustre do Primeiro-ministro Shinzo Abe ao país. O Ministério da Agricultura, Silvicultura e pesca do Japão foram responsáveis por promover o evento na cidade. Além de exaltar a cozinha japonesa, o governo apresentou a pretensão em destacar os produtos alimentícios processados, que ainda não são conhecidos no nosso mercado e aumentar as opções de ingredientes para os chefs.

O evento foi dividido em três partes - Sendo palestras, demonstrações de técnicas culinárias e degustações. O Washoku pôde contar com um trio renomado de chefs que abrilhantou o sábado com receitas contemporâneas brasileiras em conjunto de produtos japoneses. Masayoshi Kazato, um dos mais importantes Sushi chefs do Japão, Shin Koike, chef japonês e proprietário dos restaurantes Aizomê e Sakagura A1 e o brasileiro Alex Atala proprietário do D.O.M e Dalva e Dito em SP. Pratos como as formigas amazônicas de Atala e o peixe Sanma feito por Koike foram destaque na degustação.

O publico presente foi de estudantes, professores de curso de gastronomia, Chefs e donos de restaurantes. Como: Tsuyoshi Murakami (Kinoshita), Carlos Watanabe (Sushi Kiyo), Nancy Saeki (Shintori), Cristina Eguchi (Ocean Blue Fasano), Telma Shiraishi (Aizome), Saiko Izawa (Attimo), Carlos Ohata e Fernando Marques Silvério (Fasano).

Importadoras de produtos japoneses: Nordsee, Kittobras, Tradbras, Zendai, Yamato e empresas colaboradoras: Ajinomoto, Kikkoman, Imuraya, Kirin.



Serviço: Seminário Internacional – Washoku: Os sabores do Japão
Fotos: Divulgação